Análise da pesquisa em HQs no Brasil: a contribuição da ECA-USP

Autores

  • Paulo Vitor Martins Albuquerque Universidade Federal do ABC http://orcid.org/0000-0002-4171-462X
  • Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho Universidade Federal do ABC
  • João Elias Nery Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.103980

Palavras-chave:

História em quadrinhos, Comunicação, Pesquisa, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo

Resumo

Este artigo busca levantar um histórico da pesquisa sobre histórias em quadrinhos no Brasil, especialmente no âmbito da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, apontando autores e iniciativas de relevância. Utilizou-se a metodologia da revisão de literatura aliada à pesquisa bibliográfica. Foi descrita uma possível trajetória da pesquisa brasileira em quadrinhos, dentro dos limites propostos, desde seus primórdios até os dias atuais. Constatou-se a inicial resistência por parte das elites culturais e dos pares acadêmicos, seguida pela progressiva aceitação do campo de investigação à medida que os trabalhos foram aumentando em número e ganhando publicidade. Procurou-se indicar perspectivas e limites vislumbrados pelos pesquisadores da área. Ao final, elencou-se uma relação de espaços de pesquisa mapeados em território nacional. Conclui-se que a área teve clara expansão, evidenciando-se, no entanto, a necessidade de contínuo incremento das oportunidades de estudo, como, por exemplo, por meio da abertura de programas de pós-graduação, como mestrado e doutorado específicos.

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Biografia do Autor

Paulo Vitor Martins Albuquerque, Universidade Federal do ABC

Graduação em Letras Licenciatura Português pela Universidade Federal do Paraná (2015)

Aperfeiçoamento em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal do ABC (2018)

Mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC (2019)

Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho, Universidade Federal do ABC

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (1983), mestrado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (1993) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) (1999). Atualmente é Coordenadora do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal do ABC (NCTS-UFABC), onde atua também como professora e pesquisadora do Programa de Mestrado em Ciências Humanas e Sociais (MCHS-UFABC).

João Elias Nery, Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Anhembi-Morumbi, mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estágios Pós-Doutorais na Universidade Metodista de São Paulo (2008) e Universidade de São Paulo (2016). Atua na docência e administração acadêmica na área de Comunicação Social - Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade. Atualmente é docente nos cursos de Jornalismo e de Relações Públicas da Universidade Anhembi-Morumbi e professor nos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Fapcom - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação.

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Publicado

2021-08-26

Como Citar

Albuquerque, P. V. M., M. G. Silva Martins da Cunha Marinho, e J. E. Nery. “Análise Da Pesquisa Em HQs No Brasil: A contribuição Da ECA-USP”. Intexto, nº 52, agosto de 2021, p. 103980, doi:10.19132/1807-8583202152.103980.

Edição

Seção

Artigos