O lugar de referência e o rigor do método no jornalismo: algumas considerações

Autores

  • Alfredo Eurico Vizeu Universidade Federal de Pernambuco
  • Adriana Santana Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Lugar de referência. Construção da realidade. Investigação jornalística.

Resumo

O objetivo deste artigo é propor algumas questões quanto ao jornalismo como um lugar de referência e a consequente necessidade do rigor no método de investigação. Procuramos analisar o jornalismo como uma das instituições centrais na orientação do homem moderno, bem como problematizar a questão da investigação jornalística. Com base nos referenciais teóricos da cordialidade, da função pedagógica do jornalismo e do método de apuração, seleção e produção da notícia, procuramos apontar algumas pistas que indicam as mudanças que vêm ocorrendo no campo jornalístico nesta primeira década do século XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alfredo Eurico Vizeu, Universidade Federal de Pernambuco

Pp>Possui mestrado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), membro do conselho científico da Sociedade Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo de 2004-2007, coordenador do gt de estudos de jornalismo da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2006-2008, e conselheiro fiscal da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2006 a 2008. Prêmio Liderança Emergente da Intercom em 2007. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: imprensa, notícia, telejornalismo, estudos do jornalismo e ética. Exerceu atividade de jornalismo a partir de 1979 na TV Guaíba, TV Bandeirantes, Jornal Zero Hora, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul; TV Globo, São Paulo; TV Manchete e TV Bandeirantes, Rio de Janeiro; revistas Tela Viva e PayTV, como correspodente no Rio de Janeiro.

Curriculo Lattes

Adriana Santana, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE

Downloads

Publicado

2010-07-14

Como Citar

Vizeu, A. E., e A. Santana. “O Lugar De Referência E O Rigor Do método No Jornalismo: Algumas considerações”. Intexto, nº 22, julho de 2010, p. 38-48, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/9997.

Edição

Seção

Artigos