Notícias digitais como formas de conhecimento: um novo capítulo na Sociologia do Conhecimento

Rasmus Kleis Nielsen

Resumo


Este texto, publicado originalmente como capítulo de livro, discute as formas de conhecimento geradas pelas notícias digitais e é uma atualização do que Robert Park propõe no artigo A notícia como forma de conhecimento (News as a form of knowledge), de 1940. Park (1940) situou o jornalismo informativo em algum lugar do continuum entre a familiaridade com e o conhecimento sobre, e esta pesquisa avança ao oferecer três tipos ideais que caracterizam as notícias produzidas e consumidas em ambientes digitais: notícias-como-impressões, notícias-como-itens e notícias-sobre-relações. Essas categorias são propostas e utilizadas para descrever e compreender o caráter mais efêmero ou mais contextual da notícia. O texto defende, por fim, que as notícias digitais não geram apenas uma forma, mas formas de conhecimento.


Palavras-chave


Jornalismo; Jornalismo digital; Notícia; Sociologia do Conhecimento; Robert Park

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.96916



 

Intexto | E-ISSN 1807-8583 | Facebook | Google Scholar 

Classificação Qualis: B1 - Comunicação, Informação, História, Letras/Linguística  | B2 - Psicologia | B3 - Ciência Política e Relações Internacionais, Arquitetura, Urbanismo e Design, Ciências Ambientais, Interdisciplinar | B4 - Sociologia. 

Programa de Pós-graduação em Comunicação | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705 sala 519 - Porto Alegre, RS, Brasil | E-mail: Intexto @ufrgs.br

 

 Membro Associação Brasileira de Editores Científicos 

 Signatária DORA (San Francisco Declaration on Research Assessment)