A imagem pública nos 100 primeiros dias de governo: uma análise de entrevistas do portal G1 com prefeitos em início de mandato

Erivelto Diego Amarante, Rafael Cardoso Sampaio

Resumo


Os 100 primeiros dias de governo são retratados pela mídia como uma data simbólica do início de uma gestão. O jornalismo tem por hábito agendar o tema em seus noticiários no decorrer do período e, de forma mais efetiva, no centésimo dia. Esse trabalho analisa a série de entrevistas do portal G1 com 28 prefeitos de capitais e regiões metropolitanas publicadas em 10 de abril de 2017, data exata dos 100 primeiros dias de gestão. Para isso, usa como referencial teórico-metodológico o estudo do enquadramento noticioso. O objetivo é identificar, a partir das entrevistas, quais saliências predominam entre os campos da mídia e da política, buscando perceber de que forma o jornalismo se apropria do marco temporal para enquadrar a entrevista; e quais saliências são percebidas nas perguntas dos jornalistas. Por outro lado, considerando a dependência dos atores políticos pela exposição midiática, também buscamos identificar, no discurso político, qual a imagem que os governantes desejam imprimir no início do mandato. Os resultados apontam que, enquanto o jornalismo usa o período para cobrar o andamento das propostas de campanha, os políticos aproveitam a efeméride para imprimir uma imagem de trabalho, realização e otimismo.

Palavras-chave


Imagem pública; Enquadramento noticioso; 100 dias de governo; Discurso político; Comunicação política

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.96617



 

Intexto | E-ISSN 1807-8583 | Facebook | Google Scholar 

Classificação Qualis: B1 - Comunicação, Informação, História, Letras/Linguística  | B2 - Psicologia | B3 - Ciência Política e Relações Internacionais, Arquitetura, Urbanismo e Design, Ciências Ambientais, Interdisciplinar | B4 - Sociologia. 

Programa de Pós-graduação em Comunicação | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705 sala 519 - Porto Alegre, RS, Brasil | E-mail: Intexto @ufrgs.br

 

 Membro Associação Brasileira de Editores Científicos 

 Signatária DORA (San Francisco Declaration on Research Assessment)