SenseMarcia: O humor e a religiosidade esotérica na ambiência da sociedade midiatizada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.96057

Palavras-chave:

Humor, Midiatização, Religião, Esoterismo, Multiplataformas

Resumo

Este trabalho se propõe a analisar o entrelaçamento entre conteúdo humorístico e religioso no canal do Youtube SenseMarcia com o objetivo de identificar quais são as estratégias utilizadas, pelo canal SenseMarcia, para criar conotações de humor ao conteúdo religioso midiatizado criado pela astróloga Márcia Fernandes. Para realizar a pesquisa, como aporte teórico, foram referenciados os autores Hjarvard (2014) e Sbardelotto (2017) para dar conta da noção de midiatização, Hervieu-Léger (2008) para conceituação de secularização e para análise metodológica de três vídeos, por meio da análise de conteúdo em conjunto com as proposições de categorias de humor de Figueiredo (2012). No decorrer do desenvolvimento da pesquisa, foi observado que distintas menções religiosas e terapêuticas são utilizadas pelos proprietários do canal que realizam uma fusão de referências midiáticas, combinando mídias e diferentes assuntos para compor suas estratégias de conferir efeito humorístico.

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Biografia do Autor

Francys Albrecht da Rosa, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Mídias e Estratégias Comunicacionais do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria(UFSM), Bolsista CAPES, graduanda no curso de Bacharelado em Ciências Sociais (UFSM) e Bacharel em Jornalismo pela mesma instituição. Atualmente, participa do grupo de Pesquisa Circulação Midiática e Estratégias Comunicacionais liderado pela Profª. Drª. Aline Dalmolin e Profª. Drª. Viviane Borelli e do grupo Estratégias da Produção Midiática dos Sentidos lidero pelo Prof. Dr. Fabiano Maggioni. Tem interesse em pesquisas na área de mídia, religião, poder, discurso e imagem. 

Aline Roes Dalmolin, Universidade Federal de Santa Maria

Professora adjunta do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2012). Fez estágio pós-doutoral em Comunicação na Universidade Federal de Santa Maria (2014). Líder do grupo de pesquisa do CNPq Circulação midiática e estratégias comunicacionais. Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia e religião, imprensa católica, jornalismo, discurso midiático, comunicação e biopolítica.

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Publicado

2021-01-04

Como Citar

Albrecht da Rosa, F., e A. Roes Dalmolin. “SenseMarcia: O Humor E a Religiosidade esotérica Na Ambiência Da Sociedade Midiatizada”. Intexto, nº 52, janeiro de 2021, p. 96057, doi:10.19132/1807-8583202152.96057.

Edição

Seção

Artigos