A ilha de Sokúrov no cinema da Glasnost: Isolamento e comunicação como hipóteses interpretativas da obra de Alexandr Sokúrov.

Autores

  • Marcos Kahtalian Pontifícia Universidade Católica -SP PUC-SP
  • Leda Tenorio Da Motta PUC- SP

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.93920

Palavras-chave:

Cinema, Cinema Russo, Sokúrov, Glasnost

Resumo

O artigo formula uma pequena história da obra do cineasta russo Alexandr Sokúrov contextualizado esta obra dentro de um panorama de cinema da Glasnost, o período de dissolução do regime soviético. Trata-se de mostrar como ela é marcada pela necessidade de firmar uma autoria, primeiro dentro de um contexto adverso de estado, depois dentro de um regime de mercado. É inseparável disso assinalar como é ainda percorrida por uma certa tensão dialética entre isolamento e comunicação, a sugerir a hipótese de uma poética distinguida pela ideia metafórica de ilha. Os referenciais teóricos abrangem a fortuna crítica disponível dentro e fora da Rússia, com destaque para os estudos pioneiros realizados internacionalmente por François Albéra e Diane Arnaud, e aportes dos formalistas russos no campo da poética do filme, com destaque para Boris Eikhenbaum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Kahtalian, Pontifícia Universidade Católica -SP PUC-SP

Doutorando em Comunicação e Semiórtica pela PUC-SP, mestre em multimeios pela Unicamp.

Leda Tenorio Da Motta, PUC- SP

Pesquisador do CNPq Nível 1. Pesquisador associado ao Reseau International Roland Barthes. Membro do grupo de pesquisa em Humanidades e Mundo Contemporâneo à testa do projeto ?Aceleração do Tempo e Pós-Democracia- Violência e Comunicação? no Instituto de Estudos Avançados da USP. Possui graduação em Letras Modernas pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Semiologia Literária pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1978) e doutorado em Semiologia Literária pela Université de Paris VII (1983). Fez pós-doutorados na Université de Paris VII (1986-1988) e no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995-1997), sobre Celine e Francis Ponge. É hoje professor assistente doutor do quadro de carreira do PEPGCS/PUC/SP

Downloads

Publicado

2021-05-07

Como Citar

Kahtalian, M., e L. T. Da Motta. “A Ilha De Sokúrov No Cinema Da Glasnost: Isolamento E comunicação Como hipóteses Interpretativas Da Obra De Alexandr Sokúrov”. Intexto, nº 52, maio de 2021, p. 93920, doi:10.19132/1807-8583202152.93920.

Edição

Seção

Artigos