O cinema romântico de Werner Herzog: aproximações entre o Romantismo Alemão e o conceito de Verdade Extática

Autores

  • Jéssica Pereira Frazão Universidade de São Paulo (USP)
  • Regiane Regina Ribeiro Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202048.246-263

Palavras-chave:

Romantismo Alemão. Verdade Extática. Werner Herzog. Cinema.

Resumo

O artigo parte da investigação acerca das semelhanças existentes entre o movimento intelectual conhecido como Romantismo Alemão e o conceito de Verdade Extática de Werner Herzog. Buscamos reconhecer, no cinema do cineasta, proposições de uma estética de influência romântica. Utilizamos, como metodologia principal, fontes diretas referentes à abordagem da Teoria dos Cineastas, isto é, além de fragmentos das obras fílmicas per se, também as entrevistas e declarações analisadas nos discursos de Werner Herzog a respeito da feitura dos filmes enquanto processos de criação. Os principais resultados obtidos diante da associação estabelecida apontam para: (1) indissociabilidade entre a tendência ao escapismo, inerentemente romântica, e os personagens herzoguianos; (2) fuga para a natureza como única opção restante; (3) momentos carregados da sensação de medo, arrepio e paralisia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Pereira Frazão, Universidade de São Paulo (USP)

Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (PPGCOM/UFPR) e Graduada em Produção Audiovisual pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). É membro da SOCINE - Sociedade brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual e do Elviras - Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.

Regiane Regina Ribeiro, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC - SP. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC - SP. Graduada em Comunicação Social. Líder do grupo de Pesquisa NEFICS - Núcleo de Estudos em Ficção Seriada. Professora adjunta da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Professora Permanente do Mestrado em Comunicação na linha de pesquisa Comunicação e Formações Sócio-Culturais.

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

Frazão, J. P., e R. R. Ribeiro. “O Cinema romântico De Werner Herzog: Aproximações Entre O Romantismo Alemão E O Conceito De Verdade Extática”. Intexto, nº 48, janeiro de 2020, p. 246-63, doi:10.19132/1807-8583202048.246-263.

Edição

Seção

Dossiê Teoria dos cineastas