Metanarrativa, ficção e não ficção em Táxi Teerã, de Jafar Panahi

Autores

  • Pedro Piccoli Garcia
  • Fabiana Quatrin Piccinin

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.92653

Palavras-chave:

Metanarrativa, Ficção e não ficção, Cinema iraniano

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir como o cinema contemporâneo vem evidenciando o tensionamento dos limites entre ficção e não ficção por meio do emprego estratégico de recursos metanarrativos. A metanarrativa expõe e problematiza os inevitáveis processos de ficcionalização da narrativa, ao pretender ofertar provas de autenticação do real, suposta e dialeticamente construído nas relações limítrofes da interferência subjetiva de uma instância enunciadora. No caso da cinematografia do diretor iraniano Jafar Panahi, marcada pela autorreflexão, a proposta é que a arte olhe para dentro e reconheça a si mesma enquanto discurso. Metodologicamente, analisa-se o filme Táxi Teerã (2015), cuja eleição de linguagem e discurso é resultante dos constrangimentos operacionais a que está submetido Panahi, por conta de ter sido proibido pela justiça iraniana de fazer cinema. Buscando apresentar situações ordinárias da vida em Teerã, o diretor liga uma câmera dentro de um táxi, onde desempenha a função de motorista enquanto conversa com os passageiros. Conclui-se que Panahi faz cinema para, metanarrativamente, problematizar e posicionar esse fazer enquanto um ato político, ao mostrar a impossibilidade de limitar a natureza do audiovisual e ao mostrar, por extensão, a natureza dos próprios princípios reguladores da produção audiovisual no país, denunciando o aparato repressivo que age sobre a produção cinematográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Piccoli Garcia

Jornalista e Mestre em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Fabiana Quatrin Piccinin

Doutora em Comunicação, professora e pesquisadora do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado e Doutorado da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Downloads

Publicado

2021-01-04

Como Citar

Garcia, P. P., e F. Q. Piccinin. “Metanarrativa, ficção E não ficção Em Táxi Teerã, De Jafar Panahi”. Intexto, nº 52, janeiro de 2021, p. 92653, doi:10.19132/1807-8583202152.92653.

Edição

Seção

Artigos