Refrações do conceito de filme de cinema na obra de Rogério Sganzerla

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202048.44-64

Palavras-chave:

Rogério Sganzerla. Cinema brasileiro. Crítica. Dialogia. Metalinguagem.

Resumo

O artigo examina o pensamento crítico-criativo do cineasta Rogério Sganzerla (1946-2004), cruzando sua produção teórica com procedimentos construtivos de O Bandido da Luz Vermelha (1968), sua estreia na direção de longas-metragens. Trabalha-se com a hipótese de que o olhar para o sistema de sua produção revela, para além de uma aplicação de suas formulações críticas em sua obra fílmica, o modo como seu pensamento se configura de modo a considerar a dialogia – quer seja num nível da tessitura das relações críticas e metalinguísticas propostas, quer seja no âmbito da diegese – como elemento implícito na organização de um sistema teórico-crítico-criativo.

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Biografia do Autor

Irene de Araújo Machado, PPGMPA - ECA - USP

Professora Livre-Docente em Ciências da Comunicação pelaUniversidade de São Paulo – USP, Brasil. Vice-Coordenadora doPrograma Meios e Processos Audiovisuais da USP e editoracientífica de Significação – Revista de Cultura Audiovisual.Pesquisadora do CNPq (PQ-1D).

Daniel Felipe Espinola Lima Fonseca, Universidade de São Paulo - PPGMPA

Doutorando e mestre em Cultura Audiovisual e Comunicação pelo PPGMPA - USP. Bolsista Capes.

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Publicado

2020-01-01

Como Citar

Machado, I. de A., e D. F. E. L. Fonseca. “Refrações Do Conceito De Filme De Cinema Na Obra De Rogério Sganzerla”. Intexto, nº 48, janeiro de 2020, p. 44-64, doi:10.19132/1807-8583202048.44-64.

Edição

Seção

Dossiê Teoria dos cineastas