Cinema de asserção pressuposta: apontamentos sobre a construção intencional em dois curtas-metragens brasileiros

Cristiana Magalhães de Carvalo Azevedo, Potiguara Mendes da Silveira Jr, Marília Xavier de Lima

Resumo


Outra linguagem surge no cenário de produção cinematográfica de curtas-metragens brasileiros. Utilizando-se de uma narrativa híbrida, diretores moldam a forma fílmica de acordo com um ideal de representação particular. Parte-se do conceito do cinema de asserção pressuposta, de Noël Carroll (2005), para análise dos curtas-metragens Deus (2016), de Vinícius Silva, e Magalhães (2018), de Lucas Lazarini. Observa-se o enquadramento da ação subjetiva apontado para uma asserção do mundo contemporâneo e listam-se as novas qualidades da construção da imagem em cada uma das obras.


Palavras-chave


Curta-metragem. Cinema Brasileiro. Ficção. Documentário. Cinema de asserção pressuposta.

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DOI: https://doi.org/10.19132/1807-8583202050.199-221



 

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