O surgimento da pesquisa em Jornalismo de Dados no Brasil

Autores

  • Jessica Bazzo Universidade Federal de Goiás
  • Dalton Lopes Martins Universidade de Brasília - UnB
  • Filipe Augusto Couto Barbosa UFG

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202050.280-302

Palavras-chave:

Jornalismo de Dados. Jornalismo Guiado por Dados. Jornalismo Digital.

Resumo

ste trabalho é uma revisão sistemática de artigos, dissertações e teses sobre Jornalismo de Dados publicados no Brasil e tem o objetivo de mapear os principais estudos, abordagens, autores, grupos, projetos e instituições articulados em torno do tema. Os resultados indicam que os estudos e pesquisas sobre o tema são incipientes e recentes no Brasil (o primeiro estudo data de 2007) e que ganharam maior relevância atualmente, registrando-se um importante aumento no número de publicações qualificadas nos anos de 2016 e 2017. Além disso, identificam-se autores e instituições que se colocaram como pioneiros do tema no país, dando os primeiros passos para consolidar o Jornalismo de Dados como subcampo científico do Jornalismo e, portanto, da Comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessica Bazzo, Universidade Federal de Goiás

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás (PPGCOM/UFG/2019), na Linha de pesquisa Mídia e Cidadania, especialista em Comunicação Integrada e Novas Mídias (ALFA/2015) e Bacharela em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (IESRIVER/2012), Jéssica Bazzo dedica-se atualmente a estudos sobre a formação do jornalista, cidadania, Jornalismo digital e de dados.

Dalton Lopes Martins, Universidade de Brasília - UnB

Professor no curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação - PGGCinf da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) na Universidade de Brasília (UnB) e no Programa de Pós-graduação em Comunicação - PPGCOM (Mestrado) da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás. Doutor em Ciência da Informação (ECA-USP).

Filipe Augusto Couto Barbosa, UFG

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e graduando do Bacharelado em Ciências Sociais com Habilitação em Políticas Públicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), é Mestre em Antropologia Social, Especialista em Informática aplicada à Educação e Licenciado em Ciências Sociais pela mesma universidade, onde também integra o Núcleo de Estudos sobre Sociedade e Educação (NESE). Atualmente, dedica-se à pesquisa dos seguintes temas: Comunicação e Poder; Ciberculturas; Ciberativismo; Net-ativismo; Etnocomunicação; Etnomídia; Sociologia da Ciência; Sociologia do Conhecimento; Sociologia da Cultura.

Downloads

Publicado

2020-08-31

Como Citar

Bazzo, J., D. L. Martins, e F. A. C. Barbosa. “O Surgimento Da Pesquisa Em Jornalismo De Dados No Brasil”. Intexto, nº 50, agosto de 2020, p. 280-02, doi:10.19132/1807-8583202050.280-302.

Edição

Seção

Artigos