Violência de gênero em debate: uma análise das conversações sobre a lei do feminicídio na fanpage do Senado Federal

Autores

  • Carla Candida Rizzotto Universidade Federal do Paraná
  • Aléxia Saraiva Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202049.249-269

Palavras-chave:

Deliberação. Conversação online. Lei do feminicídio. Estratégias comunicacionais.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir as estratégias comunicacionais a que recorrem os indivíduos na formulação e na exposição de suas opiniões sobre temas polêmicos, com vistas ao convencimento de seus interlocutores. Situa-se, assim, ao lado da corrente deliberacionista que defende que a chamada “força do melhor argumento” é concepção excludente que acaba por silenciar determinados grupos e propõe que outras formas de comunicação, além da argumentação racional, sejam levadas em conta nos processos deliberativos, permitindo que públicos diferentes discursem a partir dos modos que são mais permeáveis a eles. Neste momento, como tema polêmico, optou-se pela discussão em torno da lei do feminicídio na fanpage do Senado Federal no Facebook. Foram analisados 915 comentários de 17 posts publicados em seis anos. Como resultado, notou-se uma tendência dos usuários emitirem opiniões baseadas em suas próprias percepções sobre o assunto, de forma individual. No campo do debate, predominam réplicas com opiniões divergentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Candida Rizzotto, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Comunicação. Professora do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná.

Aléxia Saraiva, Universidade Federal do Paraná

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná.

Violência de gênero em debate: uma análise das conversações sobre a lei do feminicídio na fanpage do Senado Federal

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

Rizzotto, C. C., e A. Saraiva. “Violência De Gênero Em Debate: Uma análise Das conversações Sobre a Lei Do feminicídio Na Fanpage Do Senado Federal”. Intexto, nº 49, abril de 2020, p. 249-6, doi:10.19132/1807-8583202049.249-269.

Edição

Seção

Artigos