Telenovela: elementos identitários em vinheta de abertura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.86740

Palavras-chave:

Telenovela, Vinheta, Semiótica francesa

Resumo

Considerando que a telenovela permanece como uma das formas culturais de maior interesse por parte do público em nosso país, buscamos explicitar algumas das principais estratégias de apresentação desse tipo de produto na grade de programação. Para tanto, realizamos um levantamento histórico das novelas produzidas e transmitidas pela Rede Globo, emissora brasileira que mais investiu em dramaturgia e cujas obras possuem reconhecida qualidade de produção tanto no país como no exterior. A investigação considerou o período que vai de 1965 a 2015, utilizando como referência os títulos disponíveis no site Memória Globo. Vinhetas de abertura foram analisadas à luz da semiótica francesa, e os resultados apontaram para o reconhecimento de quatro recursos recorrentemente explorados: projeções de pessoa, tempo, espaço e procedimentos de tematização – todos articulados de forma a promover no público um sentido de identificação.

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Biografia do Autor

Jaqueline Esther Schiavoni, GEA-Unesp

Doutora em Meios e Processos Audiovisuais (ECA-USP), Mestre em Comunicação Midiática e Bacharel em Jornalismo (FAAC-Unesp).

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Publicado

2021-01-04

Como Citar

Schiavoni, J. E. “Telenovela: Elementos identitários Em Vinheta De Abertura”. Intexto, nº 52, janeiro de 2021, p. 86740, doi:10.19132/1807-8583202152.86740.

Edição

Seção

Artigos