As representações midiáticas da transexualidade na telenovela A força do querer

Autores

  • tarcyanie cajueiro santos Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba.
  • Georgia Mattos Universidade de Sorocaba.

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202049.214-232

Palavras-chave:

Transexualidade. Representação. Estudos Queer. Telenovela.

Resumo

Este artigo reflete sobre a representação que a telenovela A força do querer, da Rede Globo, construiu sobre a transexualidade, por meio da/do personagem Ivana/Ivan. A análise do trabalho se utiliza do instrumento analítico do Circuito da Cultura, aporte teórico-metodológico dos Estudos Culturais, que compreende cinco processos distintos – representação, identidade, produção, consumo e regulação – como responsáveis por produzir significados na sociedade. São processos diferenciados que se articulam na construção de sentidos. Neste artigo, apresenta-se o conteúdo trabalhado no eixo Representação, com o apoio teórico dos estudos queer de Judith Butler. O estudo conclui que a telenovela teve a intenção de promover um discurso a favor da diversidade, desmistificando concepções essencialistas e apontando para novas possibilidades de identidades generificadas, trazidas à tona a partir da experiência da transexualidade. Ainda assim, a telenovela construiu um sujeito transexual de acordo com os parâmetros do discurso médico e, dessa forma, sua representação estabelece uma verdade sobre a transexualidade, que confina a identidade transexual aos padrões rígidos do que é ser transexual, deixando de lado as diversidades e as pluralidades que existem em cada experiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

tarcyanie cajueiro santos, Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba.

Mestre, Doutora e Pós-Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo.

Georgia Mattos, Universidade de Sorocaba.

Jornalista e Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba

Referências

BENTO, Berenice. O que é Transexualidade. São Paulo: Brasiliense, 2008.

BUTLER, Judith. Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

DOURADO, Jacqueline Lima. Rede Globo: mercado ou cidadania? Teresina: EDUFPI, 2011.

DU GAY, Paul et al. Doing Cultural Studies: the story of the Sony Walkman. Londres: Sage, 1997.

FINAL de ‘A Força do Querer’ bate os 50 pontos de audiência. Veja, São Paulo, 23 out. 2017. Disponível em: http://veja.abril.com.br/entretenimento/final-de-a-forca-do-querer-bate-os-50-pontos-de-audiencia/. Acesso em: 30 out. 2017.

GOMES, Juliana Oliveira. Arebaba! Telenovela e autoria. Caminho das Índias, Glória Perez e os relatos de migrantes e viajantes. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Culturas Contemporâneas) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013.

HALL, Stuart. Quem precisa da identidade. SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 103-133.

HALL, Stuart. The work of representation. In: HALL, Stuart (dit.). Representation. Cultural representation and cultural signifying practices. London: Sage, 1997. p. 13-74.

LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. Telenovela brasileira: uma narrativa sobre a nação. Comunicação e Educação, São Paulo, v. 26, p. 17-34, jan./abr. 2003.

LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

SALIH, Sara. Judith Butler e a Teoria Queer. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 73-102.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 7-72.

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

santos, tarcyanie cajueiro, e G. Mattos. “As representações midiáticas Da Transexualidade Na Telenovela A força Do Querer”. Intexto, nº 49, abril de 2020, p. 214-32, doi:10.19132/1807-8583202049.214-232.

Edição

Seção

Artigos