Compartilhamento e remixagem: o dilema da apropriação de conteúdos no âmbito da cultura midiática digital

Autores

  • Marcos Antonio Nicolau Universidade Federal da Paraíba
  • Cândida Maria Nobre UFPB

Palavras-chave:

Internet. Cibercultura. Compartilhamento.

Resumo

A criação, publicação e distribuição de obras intelectuais são práticas que surgem como um fenômeno característico da nova cultura midiática digital proporcionada pela Internet. O objetivo deste artigo é fazer uma reflexão sobre o licenciamento de autoria e as práticas de reprodução evidenciadas no âmbito da realidade virtual do ciberespaço. Abordamos o fenômeno da pirataria e os movimentos que surgem como alternativos a esta prática de produção e disseminação de conteúdos. Destacamos a apropriação não autorizada de trechos de obras já existentes com o intuito de desenvolver novos produtos, denominada de remix. Neste caso, observa-se uma possível tensão entre a Indústria Cultural e os remixers, uma vez que os últimos utilizam os produtos culturais sem considerar os direitos de propriedade. Analisamos, por fim, os paradoxos da rede, que perpassam o individual e o coletivo, o libertário e o mercadológico, ambos possíveis a partir de uma dualidade primária: a técnica e o conteúdo.

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Biografia do Autor

Marcos Antonio Nicolau, Universidade Federal da Paraíba

Professor do Departamento de Comunicação e Turismo. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC) da Universidade Federal da Paraíba/UFPB.

Cândida Maria Nobre, UFPB

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC), da UFPB.

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Publicado

2010-03-12

Como Citar

Nicolau, M. A., e C. M. Nobre. “Compartilhamento E Remixagem: O Dilema Da apropriação De Conteúdos No âmbito Da Cultura midiática Digital”. Intexto, nº 21, março de 2010, p. 2-18, https://www.seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/8370.

Edição

Seção

Artigos