As convenções jornalísticas e a verbo-visualidade do jornal impresso entre tensionamentos

Autores

  • Phellipy Pereira Jácome Universidade Federal de Minas Gerais
  • Bruno Souza Leal Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202049.123-137

Palavras-chave:

Convenções. Textualidade. Verbo-visualidade. Cultura Visual. Jornalismo Impresso.

Resumo

Neste artigo, discutimos a verbo-visualidade do jornal impresso, tendo como foco principal o papel comunicativo das convenções jornalísticas. Essa discussão se ancora numa noção ampliada de texto, buscando perceber seus aspectos configurantes e pragmáticos. As convenções se apresentam como um ponto de articulação entre padrões sedimentados de um fazer jornalístico, intimamente ligados às dinâmicas culturais e comunicacionais que situam produtos e processos historicamente, e os modos como cada mídia informativa emerge na regular singularidade de uma edição peculiar. Nessa perspectiva, a ideia de identidade de uma dada mídia informativa e mesmo das notícias que ela reporta adquire novos contornos, revelando uma qualidade fortemente performativa e em constante negociação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Phellipy Pereira Jácome, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Comunicação Social pela UFMG (com estágio doutoral na University of Illinois at Urbana-Champaign, como bolsista Capes-PDSE). Mestre e bacharel em Comunicação (habilitação Jornalismo) pela mesma instituição. Pesquisador do Núcleo de Estudos Tramas Comunicacionais: narrativa e experiência. Seus interesses de pesquisa e trajetória acadêmica compreendem estudos sobre as narrativas midiáticas, a historicidade dos processos comunicacionais, a temporalidade, a referencialidade e a ficção (tendo o jornalismo - em suas diversas textualidades - como principal objeto). Desenvolveu atividades na mídia impressa, rádio, televisão e internet. Possui experiência em oficinas jornalísticas e de podcast para o público juvenil, além de produção de materiais didáticos

Bruno Souza Leal, Universidade Federal de Minas Gerais

É pesquisador permanente do PPGCOM/UFMG, na linha de pesquisa "Textualidades midiáticas". Coordena o Núcleo de Estudos Tramas Comunicacionais: Narrativa e Experiência, tendo integrado o NUH - Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT da UFMG e os grupos de pesquisa Poéticas da Experiência e Gris/UFMG. Seus trabalhos compreendem pesquisas sobre o jornalismo, a narrativa, a homocultura, a experiência estética e a televisão. Possui graduação em Comunicação Social, mestrado e doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutorado em Ciências da Comunicação pela Unisinos. Foi presidente da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura - Abeh (2004/2006), coordenador do curso de graduação e da Especialização em Comunicação/UFMG e coordenador do PPGCOM/UFMG (biênio 2008-2010). 

Referências

ABRIL, G. Análises crítico de textos visuales. Madrid: Síntesis, 2007.

ABRIL, G. Cortar y pegar: la fragmentación visual en los orígenes del texto informativo. Madrid: Cátedra, 2003.

ABRIL, G. Tres dimensiones del texto y de la cultura visual. IC: Revista científica de Información y Comunicación, Sevilla, n. 9, p. 15-35, 2012.

BERGER, C.; TAVARES, F. M. Na notícia e para além dela: sobre o conceito de informação no jornalismo. Informação & Sociedade: Estudos, Paraíba, v. 20, p. 25-37, 2010.

BRAIT, B. Ironia em perspectiva polifônica. 2. ed. Campinas: Editora Unicamp, 2008. v. 1, 294 p.

FRANÇA, V. Jornalismo e vida social: a história de um jornal mineiro. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

GUTMANN, J. F. O que dizem os enquadramentos de câmera no telejornal? Um olhar sobre formas audiovisuais contemporâneas do jornalismo. Brazilian Journalism Research , Brasília, v. 8, p. 64-79, 2012.

GUTMANN, J. F. Quando ruptura é convenção: O programa Gordo a Go-Go como espaço de experiência do talk show. Contracampo, Rio de Janeiro, v. 31, p. 61-78, 2014a.

GUTMANN, J. F. Entre tecnicidades e ritualidades: formas contemporâneas de performatização da notícia na televisão. Galáxia (São Paulo), São Paulo, v. 14, p. 108-120, 2014b.

JÁCOME, P. Fissuras no espelho realista do jornalismo: a narratividade crítica de Barcelona. Belo Horizonte: Selo PPGCom, 2015.

JACOME, P. O jornalismo como singular coletivo: reflexões sobre a historicidade de um fenômeno moderno. 2017. Tese (Doutorado em Comunicação Social)- Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.

JÁCOME, P.; LEAL, B. S.; MACIEL, W. Os jornais no jornal: o Meia Hora e suas faces. Intexto, Porto Alegre, v. 1, p. 58-78, 2013.

JÁCOME, P.; LEAL, B. S. Outros agentes na comunidade interpretativa do jornalismo. Rumores, São Paulo, v. 7, p. 45-61, 2013.

LEAL, B. S. A produção da familiaridade e o pacto de leitura jornalístico. Salvador: Intercom, 2002.

LEAL, B. S. Para além da notícia: o jornal, sua identidade, sua voz. Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos, São Leopoldo, v. 11, p. 113-123, 2009.

LEAL, B. S.; CARVALHO, C. A. Jornalismo e homofobia no Brasil. São Paulo: Intermeios, 2012.

LEAL, B. S.; CARVALHO, C. A. (org.).; ALZAMORA, G. (org.). Textualidades Mediáticas. 1. ed. Barcelona: UOC, 2017.

LEAL, B. S.; CARVALHO, C. A. (org.).; ALZAMORA, G. (org.). Textualidades Midiáticas. 1. ed. Belo Horizonte: Selo PPGCOM, 2018.

MANNA, N. Jornalismo e o espírito intempestivo: fantasmas na mediação jornalística da história, na história. 1. ed. PPGCOM UFMG, 2016. 296 p.

MOUILLAUD, M. O jornal: da forma ao sentido. Trad. Sérgio Gossi Porto. Brasília: UnB, 2002.

MOURA, Maria Betânia. Por uma teoria do formato jornalístico: reflexões sobre o jornal como sujeito semiótico. Belo Horizonte: Tese de doutoramento, 2010.

MOURA, M. B. Reflexões sobre o formato jornalístico: da “aparência” ao “aparecer”. In: LEAL, Bruno Souza (org.).;CARVALHO, Carlos Alberto de (org.). Narrativas e poéticas midiáticas: estudos e perspectivas. São Paulo: Intermeios, 2013.

NERONE, J. The Historical Roots of the Normative Model of Journalism.Journalism 14:4. 2013: p. 446-58.

PENA, F. Teoria do jornalismo. São Paulo: Editora Contexto, 2005.

SOUSA, J. P. Construindo uma teoria multifactorial da notícia como uma teoria do jornalismo. Estudos Em Jornalismo, v. II, n. 1, p. 73-94, 2005.

SOUSA, J. P. Teorias da notícia e do jornalismo. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2002.

TRAQUINA, N. Teorias do jornalismo: volume I: porque as notícias são como são. Florianópolis: Insular, 2005.

VOLLI, U. Manual de semiótica. São Paulo: Loyola, 2007.

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

Pereira Jácome, P., e B. Souza Leal. “As convenções jornalísticas E a Verbo-Visualidade Do Jornal Impresso Entre Tensionamentos”. Intexto, nº 49, abril de 2020, p. 123-37, doi:10.19132/1807-8583202049.123-137.

Edição

Seção

Artigos