Televisão e espaço de revisitação: a formação de uma memória teleafetiva

Autores

  • Mario Abel Bressan Junior UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-858320190.204-226

Palavras-chave:

Televisão. Memória Teleafetiva. Memória Afetiva. Redes Sociais. Canal Viva.

Resumo

Este estudo objetiva analisar a televisão como espaço de revisitação social para a formação de uma memória teleafetiva do telespectador.  Analisa o Canal Viva, que consiste numa programação composta por reprises. Como metodologia aplicada, utilizamos a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, a qual estabelece a investigação sobre os sentidos semânticos dos comentários dos telespectadores publicados no site de rede social Twitter. Os resultados mostraram que, além de afetiva, há uma memória teleafetiva, resultante dos efeitos emocionais advindos com a televisão, da socialização e dos afetos construídos com os grupos de referência.  Há uma satisfação positiva em voltar ao passado por refazer um laço social com as reminiscências.

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Biografia do Autor

Mario Abel Bressan Junior, UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina

Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2001), mestrado em PPG em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2010) e doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2017). Atualmente é professor titular da Universidade do Sul de Santa Catarina. Coordenador dos Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Coordenador da Especialização em Gestão de Mídias Sociais e Marketing Digital. Coordenador do Grupo de Pesquisa Redes e Convergências Tecnológicas (RCT - UNISUL) e membro do Grupo de Pesquisa Televisão e Audiência (GPTV - PUCRS / UFRGS) 

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Publicado

2019-04-18

Como Citar

Bressan Junior, M. A. “Televisão E espaço De revisitação: A formação De Uma memória Teleafetiva”. Intexto, abril de 2019, p. 204-26, doi:10.19132/1807-858320190.204-226.

Edição

Seção

Artigos