Das mediações aos Mundos possíveis: percurso teórico metodológico de um estudo de recepção com mulheres encarceradas

Autores

  • Valquiria Michela John Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201843.151-171

Palavras-chave:

Mediações. Mundos Possíveis. Mulheres detentas. Telenovela. Percurso Teórico.

Resumo

Este artigo apresenta o itinerário teórico metodológico de uma pesquisa que articula a proposição das mediações de Jesus Martin-Barbero e como esta possibilitou compreender  o cotidiano de mulheres em situação de confinamento e como este se (re)configura a partir da mediação da telenovela nesse novo ambiente de socialização. O mapa das mediações de Martin-Barbero não foi o fio condutor do estudo, que se norteia pela persectiva dos mundos possíveis de Galindo Cáceres, entretanto, é justamente no encontro dessas duas perspectivas teórico metodológicas que se buscou compreender como a telenovela medeia o cotidiano de mulheres detentas. Neste contexto, evidencia-se a interrelação das mediações da socialidade, institucionalidade e ritualidade e, acima de tudo, a necessidade de voltar ao primeiro mapa do autor e encontrar numa espécie de nova “cotidianidade familiar” o caminho para compreender os usos e sentidos atribuídos à telenovela por essas mulheres durante o cumprimento de sua pena. O texto busca compartilhar o caminho teórico percorrido, que embora não tenha no mapa das mediações de Martin-Barbero seu modelo metodológico, tem na proposição das mediações o elemento central para compreender a telenovela na prisão como uma instância eminente dos mundos possíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valquiria Michela John, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Comunicação e Informação pelo PPGCOM/UFRGS. Professora permanente do PPGCOM e dos cursos de graduação do Decom da Universidade Federal do Paraná. Pesquisadora do grupo Nefics/UFPR, integrante do Obitel - Observatório Ibero - Americano de Ficção Televisiva.

Referências

AVENIDA BRASIL. Criador: João Emanuel Carneiro. Diretores: Amora Mautner; José Luiz Villamarim e Ricardo Waddington. Rio de Janeiro: Rede Globo, 2012. 179 episódios (35-55min). 1080i (HDTV).

BRUNER, Jerome. Realidade mental, mundos possíveis. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

GALINDO CÁCERES, Luis Jesús. Sabor a ti: metodologia cualitativa en investigación social. Xalapa: Universidad Veracruzana, 1997.

GOFFMAN, Erving. Manicômios, prisões e conventos. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 1999.

HAWTHORN, Geoffrey. Mundos plausibles, mundos alternativos. Cambridge: Cambridge University Press, 1995.

HAWTHORN, Geoffrey. Plausible worlds. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

JACKS, Nilda. Audiência nativa: cultura regional em tempos de globalização. Intexto, Porto Alegre, v. 2, n. 2, p. 1-15, 1997.

JOHN, Valquiria Michela. Mundos possíveis e telenovela: memórias e narrativas melodramáticas de mulheres encarceradas. 2014. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

JOHN, Valquiria Michela. Palavras da salvação: as representações da leitura na prisão. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

LOPES, Maria Immacolata; BORELLI, Silvia Helena Simões; RESENDE, Vera da Rocha. Vivendo com a telenovela: mediações, recepção, teleficcionalidade. São Paulo: Summus, 2002.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. De los medios a las mediaciones. Comunicación, cultura y hegemonia. 5. ed. Bogotá: Convenio Andrés Bello, 1998.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 2. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações. Comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011.

Downloads

Publicado

2018-08-20

Como Citar

John, V. M. “Das mediações Aos Mundos possíveis: Percurso teórico metodológico De Um Estudo De recepção Com Mulheres Encarceradas”. Intexto, nº 43, agosto de 2018, p. 151-7, doi:10.19132/1807-8583201843.151-171.

Edição

Seção

Artigos