A paisagem sonora no filme-ensaio Coração de cachorro

Autores

  • Rafael de Almeida Universidade Estadual de Goiás
  • Ana Paula de Aquino Caixeta Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201947.75-88

Palavras-chave:

Filme-ensaio. Paisagem sonora. Biofonia. Geofonia. Antropofonia.

Resumo

Objetivamos investigar as formas de utilização da paisagem sonora no filme-ensaio Coração de cachorro (Laurie Anderson, 2015). Metodologicamente nos amparamos no procedimento da análise fílmica focada principalmente na banda sonora. Nosso problema de pesquisa dedica-se a questionar de que modo a paisagem sonora participa da elaboração de uma reflexão em desenvolvimento, intencionada pelos filmes-ensaio. A partir de tais discussões acerca do nosso corpus fílmico, consideramos que haja nos filmes-ensaio uma paisagem-sonora reflexiva, que tanto ampara e potencializa a voz-over em seu papel de concretizar o pensamento em curso, quanto se destoa dela para criar novas e mais complexas camadas de sentido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael de Almeida, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás - UEG.

Ana Paula de Aquino Caixeta, Universidade Estadual de Campinas

Mestranda em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Graduada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Estadual de Goiás - UEG.

Referências

ALTER, Nora M. Sounds Troughts: Hearing the Essay. In: KRAMER, Sven; TODE, Thomas (Org.). Der Essay film: Ästhetik und aktualität. UVK VerlagsgesellschaftmbH, Konstanz, 2011.

BLÜMLINGER, Christa. Leer entre las imagines. In: WEINRICHTER, Antonio (Org). La forma que piensa: tentativas en torno al cine-ensayo. Navarra: Gobierno de Navarra, 2007.

CHION, Michel. A Audiovisão: Som e Imagem no Cinema. Lisboa: Edições Texto e Grafia, 2011.

CORRIGAN, Timothy. O filme-ensaio: Desde Montaigne e depois de Marker. Campinas, SP: Papirus, 2015.

KRAUSE, Bernie. Anatomy of the soundscape: envolving perspectives. J. Audio Eng. Soc., v. 56, n. 1/2, jan/fev 2008.

LUPTON, Catherine. Speaking Parts: Heteroglossic voice-over in the essay-film. In: KRAMER, Sven; TODE, Thomas (Org.). Der Essay film: Ästhetik und aktualität. Konstanz: UVK Verlagsgesellschaft mbH, 2011.

RASCAROLI, Laura. How the essay film thinks. New York: Oxford University Press, 2017.

SCHAFER, M. A afinação do mundo. São Paulo: Unesp, 1997.

SCHAFER, R. Murray. The soundscape: our sonic environmental and tuning of the world. Rochester: Destiny Books, 1994.

SIEREK, Karl. Voz, guía tú en el camino. El lado sonoro del ensayo fílmico. In: WEINRICHTER, Antonio (Org.). La forma que piensa: tentativas en torno al cine-ensayo. Pamplona: Gobierno de Navarra, 2007.

WEINRICHTER, Antonio. Un concepto fugitivo, notas sobre el film-ensayo. In: WEINRICHTER, Antonio (Org.). La forma que piensa: tentativas en torno al cine-ensayo. Pamplona: Gobierno de Navarra, 2007.

Filmografia

CORAÇÃO DE CACHORRO. Direção: Laurie Anderson. Estados Unidos. Distribuído por

Leopardo Filmes. 2015.

Downloads

Publicado

2019-08-06

Como Citar

de Almeida, R., e A. P. de A. Caixeta. “A Paisagem Sonora No Filme-Ensaio Coração De Cachorro”. Intexto, nº 47, agosto de 2019, p. 75-88, doi:10.19132/1807-8583201947.75-88.

Edição

Seção

Artigos