Uma voz que se propaga: ações de Social TV e propagabilidade através do The Voice US

Autores

  • Mateus Vilela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201944.204-217

Palavras-chave:

Televisão, Redes Sociais, Social TV, Propagabilidade, The Voice.

Resumo

Em um contexto em que as opções de entretenimento são cada vez maiores e de mais fácil acesso, a televisão tem buscado maneiras de fidelizar o público, bem como de atrair novos espectadores. A internet, que aparentava ameaçar a hegemonia da TV, tem sido uma grande aliada nessa tarefa, principalmente no uso das redes sociais. Nesse ambiente, o talent show norte-americano The Voice tem-se mostrado bastante eficiente em dialogar com a audiência, propiciando ações de Social TV e propagabilidade de conteúdos. Na busca por investigar as sinergias entre audiência, emissores e redes sociais, encontramos estratégias envolvendo aplicativos, vídeos de bastidores, spoilers, linguagem mais coloquial, hashtags e possibilidades de alteração do fluxo narrativo através de pesquisa bibliográfica e análise documental, tendo em vista a natureza do objeto empírico.

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Biografia do Autor

Mateus Vilela, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

É doutor, e mestre, em Comunicação Social pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), onde foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tendo realizado doutorado sanduíche com a Universidade do Minho, em Braga, Portugal. É professor nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda na Unisul - Tubarão. Atua como Coordenador de Produção e Editor chefe na Pocket Magazine. Membro do Grupo de Pesquisa "Televisão e Audiência (GPTV)" e coordenador do Grupo de Pesquisa em "Convergências tecnológicas (RCT)". Autor do livro 'Televisão Digital Brasileira: Um estudo sobre processos comunicativos e avanços tecnológicos".

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Publicado

2019-01-01

Como Citar

Vilela, M. “Uma Voz Que Se Propaga: Ações De Social TV E Propagabilidade através Do The Voice US”. Intexto, nº 44, janeiro de 2019, p. 204-17, doi:10.19132/1807-8583201944.204-217.

Edição

Seção

Artigos