Empreendedorismo, infância e celebridades: análise dos discursos do empreendedorismo para crianças

Autores

  • Vander Casaqui Doutor, Universidade de São Paulo http://orcid.org/0000-0001-7823-9861
  • Fernando Matijewitsch Mestre, Escola Superior de Propaganda e Marketing - SP
  • Camila Brandão Simurro Figueiredo Mestra, Escola Superior de Propaganda e Marketing - SP

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201944.99-119

Palavras-chave:

Comunicação, Cultura empreendedora, Infância, Celebridades, Discurso.

Resumo

Este artigo tem como tema a cultura empreendedora, que corresponde a um processo para além da atividade econômica: refere-se às práticas sociais, aos perfis comportamentais, às prescrições morais e ao mercado de ideias em torno do empreendedor como modelo paradigmático de nosso tempo. Nesse espectro, tratamos da intersecção do empreendedorismo com dois outros temas: a infância e as celebridades, a partir da análise dos discursos do empreendedorismo voltado às crianças. O quadro teórico que organiza nossa reflexão se baseia nas teses de Dardot e Laval (2016) sobre a sociedade neoliberal; na teoria do novo espírito do capitalismo de Boltanski e Chiapello (2009); em obras fundamentais da discussão sobre infância e celebridades, entre outras. A metodologia de análise do corpus é baseada na proposta teórico-metodológica da análise do discurso social (ANGENOT, 2010).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vander Casaqui, Doutor, Universidade de São Paulo

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade
de São Paulo, com Pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa.

Fernando Matijewitsch, Mestre, Escola Superior de Propaganda e Marketing - SP

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em
Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-SP.

Camila Brandão Simurro Figueiredo, Mestra, Escola Superior de Propaganda e Marketing - SP

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em
Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-SP.

Referências

ANGENOT, Marc. El discurso social: los limites históricos de lo pensable y lo decible. Buenos Aires: Siglo XXI, 2010.

BERGSON, Henri. O sonho. Trans/Form/Ação, Marília, v. 27, n. 1, p. 93-109, 2004.

BOLTANSKI, Luc; CHIAPELLO, Ève. O novo espírito do capitalismo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

BRAGA, Davizinho. Os segredos para a felicidade. In: TEDxGOIÂNIA, 2015, Goiânia. [TEDxTalks]. 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=CouZKzSl3B4>. Acesso em: 13 set. 2018.

BUCKINGHAM, David. Crescer na era das mídias eletrônicas. São Paulo: Loyola, 2007.

BUONANNO, Milly. Histórias de vida exemplares. Biografias. MATRIZes, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 63-84, 2011.

CASAQUI, Vander. Abordagem crítica da cultura da inspiração: produção de narrativas e o ideário da sociedade empreendedora. E-Compós, Brasília, v. 20, n. 2, p. 1-18, 2017.

CASAQUI, Vander. A inspiração como forma comunicacional do capitalismo “cool”. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 39., 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: Intercom, 2016a.

CASAQUI, Vander. Esboços e projetos da sociedade empreendedora: mundo conexionista, sociabilidade e consumo. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 23, n. 3, 2016b.

COSTA, Alessandra de Sá Mello da; SARAIVA, Luiz Alex Silva. O consenso, o exemplo e a inexorabilidade: discursos hegemônicos acerca do empreendedorismo como mecanismo de reprodução do capital. In: ENCONTRO DA ANPAD, 35., 2011, Rio de Janeiro. [Trabalhos apresentados]. Rio de Janeiro: ANPAD, 2011. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EOR695.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2017.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

EHRENBERG, Alain. O culto da performance: da aventura empreendedora à depressão nervosa. Aparecida: Idéias & Letras, 2010.

FRANÇA, Vera. Celebridades: identificação, idealização ou consumo? In: FRANÇA, Vera et al. Celebridades no século XXI: transformações no estatuto da fama. Porto Alegre: Sulina, 2014.

FREIRE FILHO, João. A nova mitologia esportiva e a busca da alta performance. Comunicação & Cultura, Lisboa, n. 13, p. 39-52, 2012.

FREIRE FILHO, João (Org.). Ser feliz hoje: reflexões sobre o imperativo da felicidade. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2010.

GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

HOLLANDER, Paul. A cultura da celebridade Americana, a modernidade e a decadência. In: TORRES, Eduardo; ZÚQUETE, João Pedro (Org.). A vida como um filme: fama e celebridade no séc. XXI. Alfragide: Texto, 2011. p. 61-80.

MACEDO, Mônica Medeiros Kother; FALCÃO, Carolina Neumann de Barros. A escuta na psicanálise e a psicanálise da escuta. Psychê, São Paulo, v. 9, n. 15, p. 65-76, 2005.

MAJKOWSKI, Kylee. [Apresentação]. In: FÓRUM DA LIBERDADE, 28. 2015, Porto Alegre. Painel “Empreendedorismo”. 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=xIg4qRGFKKQ>. Acesso em: 13 set. 2018.

MARÍN-DIAZ, Dora Lilia. Autoajuda e educação: uma genealogia das antropotécnicas contemporâneas. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

MARTINI, Felipe. Conheça Kylee Majkowski, a CEO mais jovem do mundo. Zero Hora, Porto Alegre, 13 abr. 2015. Disponível em: <https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2015/04/video-conheca-kylee-majkowski-a-ceo-mais-jovem-do-mundo-4739034.html>. Acesso em: 13 set. 2017.

PESCE, Bel. Aventuras da Bel Pesce. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2015. Disponível em: <http://www.aventurasdabel.com.br/hq/1>. Acesso em: 13 set. 2018.

PESCE, Bel. [Apresentação da obra Aventuras da Bel Pesce]. [2015?]. Disponível em: <http://www.aventurasdabel.com.br/>. Acesso em: 13 set. 2018.

POSTMAN, Neil. O desaparecimento da infância. Rio de Janeiro: Graphia, 2012.

PRADO, José Luiz Aidar. Política da imagem na era da convocação. Significação, São Paulo, v. 39, n. 37, p. 167-187, 2012.

SAFATLE, Vladimir. O circuito dos afetos. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

SCHUMPETER, Joseph. Capitalism, socialism, and democracy. New York: Harper & Bros, 1942.

TED. Our organization. [2018?]. Disponível em: <https://www.ted.com/about/our-organization>. Acesso em: 13 set. 2018.

THRASH, Todd M.; ELLIOT, Andrew J. Inspiration as a psychological construct. Journal of Personality and Social Psychology, Washington, v. 84, n. 4, p. 871-889, 2003.

Downloads

Publicado

2019-01-01

Como Citar

Casaqui, V., F. Matijewitsch, e C. B. S. Figueiredo. “Empreendedorismo, infância E Celebridades: Análise Dos Discursos Do Empreendedorismo Para crianças”. Intexto, nº 44, janeiro de 2019, p. 99-119, doi:10.19132/1807-8583201944.99-119.

Edição

Seção

Artigos