Caminhos cruzados entre intermidialidade, star system e música no Ébrio de Gilda de Abreu

Autores

  • Margarida Maria Adamatti Doutora; Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201842.166-187

Palavras-chave:

O Ébrio. Gilda de Abreu. Vicente Celestino. Intermidialidade.

Resumo

Em 1935, o tenor Vicente Celestino lançou a música O Ébrio. Aproveitando o grande sucesso alcançado, a canção foi transposta para o universo do teatro, do cinema, da literatura e da telenovela ao longo de 30 anos. O artigo toma a intermidialidade, o conceito de transposição e o star system como ferramenta de análise do filme O Ébrio de Gilda de Abreu. A partir da construção da persona de Celestino, na materialidade do filme, no eu lírico da canção e na representação da vida midiática do ator, o objetivo é demonstrar como a presença em cena do astro nas sequências musicais junto à transposição intermidiática se fazem presentes na forma cinematográfica. O estudo demonstra como a presença em cena do astro nas sequências musicais fornece um fator de compensação à ausência do hic et nunc.

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Biografia do Autor

Margarida Maria Adamatti, Doutora; Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

Doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA/USP. Realiza pesquisa de Pós-Doutorado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde é também professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PNPD/CAPES). Compõe o comitê editorial da Revista Significação (ECA/USP).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2629005451704968

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Publicado

2018-04-25

Como Citar

Adamatti, M. M. “Caminhos Cruzados Entre Intermidialidade, Star System E Música No Ébrio De Gilda De Abreu”. Intexto, nº 42, abril de 2018, p. 166-87, doi:10.19132/1807-8583201842.166-187.

Edição

Seção

Artigos