Repressão, adaptação, reinvenção: o download de música como lazer e negócio na internet (2006-2013)
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201842.188-213Palavras-chave:
Download de música. G1. Notícia. Mídia. Criminalização.Resumo
Este trabalho apresenta resultados de pesquisa que investigou como o download de música foi representado nas notícias do portal G1, entre os anos de 2006 e 2013. A pesquisa analisou 713 notícias com auxílio do programa Nvivo10. Observamos que houve um momento de repressão e perseguição aos usuários, fechamento de sites e redes de compartilhamento de arquivos por infringirem a Lei de Direitos Autorais; posteriormente houve uma adaptação da indústria, pela liberação de música digital gratuita em troca de receitas de publicidade baseadas em audiência. Por fim, houve uma reinvenção, por parte da indústria fonográfica, da música enquanto negócio, através da ampliação e diversificação dos canais de consumo, como assinatura de serviços online e games temáticos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 3.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.