Os sentidos de divulgação científica nas teses e dissertações brasileiras: mapeamento inicial

Autores

  • Natália Martins Flores Doutora; Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Maria Ivete Trevisan Fossá Doutora; Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201842.232-250

Palavras-chave:

Produção de sentidos. Divulgação científica. Análise de discurso.

Resumo

Apresenta uma análise de sentidos sobre divulgação científica (DC) em teses e dissertações brasileiras sobre o tema. Empreende-se um mapeamento inicial dos trabalhos, com a descrição das áreas de pesquisa e referências bibliográficas de seis teses e 44 dissertações. Partindo-se da perspectiva teórica das teorias da linguagem e do discurso e dos conceitos de memória discursiva e interdiscurso, analisam-se os sentidos sobre DC dos resumos de dez trabalhos. Os estudos mapeados são de variadas áreas científicas, reforçando a DC como um objeto transdisciplinar. Os sentidos de DC alinham-se aos universos de: (1) imagem institucional de universidades e centros de pesquisa; (2) educação científica formal e informal; (3) espaços interativos, transitando entre sentidos tecnicistas, participativos e reflexivos. Assinala-se a validade da metodologia de análise de discurso para se investigar as historicidades de conceitos científicos.

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Publicado

2018-04-25

Como Citar

Flores, N. M., e M. I. T. Fossá. “Os Sentidos De divulgação científica Nas Teses E dissertações Brasileiras: Mapeamento Inicial”. Intexto, nº 42, abril de 2018, p. 232-50, doi:10.19132/1807-8583201842.232-250.

Edição

Seção

Artigos