Os sentidos de divulgação científica nas teses e dissertações brasileiras: mapeamento inicial
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201842.232-250Palavras-chave:
Produção de sentidos. Divulgação científica. Análise de discurso.Resumo
Apresenta uma análise de sentidos sobre divulgação científica (DC) em teses e dissertações brasileiras sobre o tema. Empreende-se um mapeamento inicial dos trabalhos, com a descrição das áreas de pesquisa e referências bibliográficas de seis teses e 44 dissertações. Partindo-se da perspectiva teórica das teorias da linguagem e do discurso e dos conceitos de memória discursiva e interdiscurso, analisam-se os sentidos sobre DC dos resumos de dez trabalhos. Os estudos mapeados são de variadas áreas científicas, reforçando a DC como um objeto transdisciplinar. Os sentidos de DC alinham-se aos universos de: (1) imagem institucional de universidades e centros de pesquisa; (2) educação científica formal e informal; (3) espaços interativos, transitando entre sentidos tecnicistas, participativos e reflexivos. Assinala-se a validade da metodologia de análise de discurso para se investigar as historicidades de conceitos científicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 3.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.