A aplicação da semiótica discursiva na análise da comunicação publicitária para a divulgação da marca

Autores

  • Alvaro Roberto Dias Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201637.394-412

Palavras-chave:

Branding. Discurso. Publicidade. Semiótica Discursiva.

Resumo

O artigo apresenta como a aplicação da semiótica discursiva pode perceber a utilização da publicidade na divulgação da identidade de uma marca comercial. Desta maneira, é possível verificar como a imagem é construída através dos discursos, impactando diretamente nos projetos da marca (comunicações) através das percepções do público-alvo e de seus diferentes comportamentos, como atitudes, modos de agir e reagir. Para exemplificar, foi analisado o comercial da Apple em homenagem ao Dia das Mães, de 2016. Os aportes teóricos que construíram essa metodologia foram os conceitos de semiótica discursiva de Greimas, o pensamento de Andrea Semprini sobre semiótica discursiva da marca e o de Mark Batey sobre modelo de significado da marca. Concluiu-se que o processo de leitura da marca é resultante dos textos de comunicação, como a publicidade, que se mostrou como uma das ações mais tradicionais.

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Biografia do Autor

Alvaro Roberto Dias, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutor em Mídias do Conhecimento do PPG de Engenharia e Gestão do Conhecimento - EGC/UFSC, com 30 anos de experiência no mercado.

É professor titular da Univali - Universidade do Vale do Itajaí na área de Comunicação, atuando em publicidade, comunicação visual, semiótica e branding.

É coordenador do Laboratório de Identidade e Imagem da Marca.

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Publicado

2016-12-21

Como Citar

Dias, A. R. “A aplicação Da semiótica Discursiva Na análise Da comunicação publicitária Para a divulgação Da Marca”. Intexto, nº 37, dezembro de 2016, p. 394-12, doi:10.19132/1807-8583201637.394-412.

Edição

Seção

Artigos