Mulheres nos especiais Bah!: identidade gaúcha e representação feminina

Autores

  • Mariana Nogueira Henriques Universidade Federal de Santa Maria
  • Flavi Ferreira Lisbôa Filho Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201739.80-102

Palavras-chave:

Estudos culturais. Gênero. Representação.

Resumo

O trabalho busca analisar de que forma a identidade feminina é representada na RBS TV, com base no discurso enunciado pelos programas televisivos Bah! Um programa muito gaúcho e Bah! Eu sou do Sul. A partir de uma análise cultural, tendo como operador analítico o circuito da cultura de Johnson, busca-se relacionar como se dá a presença e a representação das mulheres em um contexto tradicionalista.  Observa-se que o programa, ao mesmo tempo em que rompe com a premissa da subordinação feminina, evidencia o estereótipo mais difundido do gaúcho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Nogueira Henriques, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Comunicação, linha de Mídia e Identidades contemporâneas pelo Pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria. Integrante do grupo de pesquisa Estudos Culturais e Audiovisualidades. Tem experiências em pesquisas na área dos Estudos Culturais, representação, gênero, identidade feminina e gauchidade.

Flavi Ferreira Lisbôa Filho, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Ciências da Comunicação, área de processos midiáticos, linha ?mídias e processos audiovisuais?, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestre em Engenharia da Produção, Bacharel em Ciências Administrativas e em Comunicação Social ? habilitação em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Editor do periódico "Cadernos de Comunicação". Membro do Conselho Editorial / Revisor / Parecerista dos periódicos Opción, InTexto, Animus, Polintea, Sociais e Humanas, Revista Brasileira de História da Mídia, Unifebe, Diversa e Revista Experimental do Curso de Comunicação Social - Produção Editorial. Autor (et al.) do livro "Birô de Empreendedorismo Cultural: gestão e produção cultural" (2015). Organizador dos livros: "Novos media, novos públicos" (2015); "Conectando saberes: experiências de comunicação e cultura nas comunidades indígenas de Santa Maria" (2015); "Histórias e reflexões da publicidade e propaganda e da comunicação institucional" (2015); "Rádio: sociedade, fronteiras e educação" (2013); "Histórias da mídia: campos da publicidade e da comunicação institucional" (2013); "Identidades Midiáticas" (2012) e "Estratégias Midiáticas" (2012). Pesquisador líder do Grupo de Pesquisa Estudos culturais e audiovisualidades. Consultor Ad Hoc do PROEXT/MEC. Avaliador INEP/MEC. Tem experiência no desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão na área de Comunicação. (Texto informado pelo autor)

Referências

BAH! Eu sou do Sul. Apresentado por Rodaika Dienstbach, Cristina Ranzolin, Neto Fagundes. Porto Alegre: RBS TV, 20 set. 2014. 1h10min.

BAH! Um programa Muito gaúcho. Apresentado por Shana Müller, Carla Fachim, Neto Fagundes. Porto Alegre: RBS TV, 20 set. 2013. 1h38min.

BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: fatos e mitos. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1970.

BORTOLUZZI, Cristiane Greiwe et al. Do tradicional à customização: a representação feminina do programa televisivo Galpão Crioulo. In: ENCUENTRO PANAMERICANO DE COMUNICACION, 6., 2013, Córdoba. Anais... Córdoba: CONAPAM, 2013.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

CASETTI, Francesco; CHIO, Frederico di. Análisis de la televisión: instrumentos, métodos y prácticas de investigación. Barcelona: Paidós, 1999.

CASTELLS, Manuel. O poder da identidade: a era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CÔRTES, Carlos Paixão. As vestes do O Laçador. Porto Alegre, 6 de março de 2011. Disponível em: <http://paixaocortes.blogspot.com.br/2010/10/o-lacador-bem-de-pilcha.html> Acesso em 02 jan. 2017.

CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: Edusc, 2002.

DUTRA, Cláudia P. A prenda no imaginário tradicionalista. 2002. Dissertação (Mestrado em História)-Programa de Pós-Graduação em História, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.

ESCOSTEGUY, Ana Carolina. Circuitos de cultura/circuitos de comunicação: um protocolo analítico de integração da produção e da recepção. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 4, n. 11, p. 115-135, nov. 2007.

ESCOSTEGUY, Ana Carolina. Os estudos culturais. In: HOHLFELD, A.; MARTINO, L. C.; FRANÇA, V. V. F. (Org.). Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

FARAH, Marta Ferreira Santos. Gênero e políticas públicas. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 47-71, jan./abr 2004.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

HALL, Stuart. A Centralidade da Cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Revista Educação e Realidade, 22 (2), jul./dez. Porto Alegre, 1997.

HALL, Stuart. Estudos culturais e seu legado teórico. In: SOVIK, Liv (Org.). Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Humanitas, 2003.

HINERASKY, Daniela Aline. A produção de teledramaturgia regional: um estudo sobre a identidade cultural nas séries de ficção da RBS TV. Revista Acadêmica do Grupo Comunicacional de São Bernardo, São Bernardo do Campo, v. 2, n. 3, jan./jun. 2005.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo. Rio de Janeiro, 2010.

JACOBINA, Eloá; KÜHNER, Maria Helena (Org.). Feminino / masculino: no imaginário de diferentes épocas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

JOHNSON, Richard. O que é, afinal, estudos culturais? In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). O que é, afinal, estudos culturais? Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

LISBOA FILHO, Flavi Ferreira. Mídia regional: gauchidade e formato televisual no Galpão Crioulo. 2009. Tese (Doutorado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Universidade do Vale dos Sinos, São Leopoldo, 2009.

OLIVEN, Ruben George. A parte e o todo: a diversidade cultural no Brasil-nação. Petrópolis: Vozes, 1992.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Mulheres e história: a inserção da mulher no contexto cultural de uma região fronteiriça. Revista de Literatura Brasileira, Florianópolis, n. 23, p. 54-72, 1991.

ROCHA, Simone Maria. Os estudos culturais e a análise cultural da televisão: considerações teórico-metodológicas. Revista Interamericana de Comunicação Midiática, Santa Maria, v. 10, n. 19, 2011.

SCHMIDT, Rita Terezinha. Repensando a cultura, a literatura e o espaço da autoria feminina. In: NAVARRO, Márcia Hoppe (Org.). Rompendo o silêncio: gênero e literatura na América Latina. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1994.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 71-99, jul./dez. 1995.

SOUZA, José Carlos Aronchi de. Gêneros e formatos na televisão brasileira. São Paulo: Summus, 2004.

WILLIAMS, Raymond. Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

Downloads

Publicado

2017-05-23

Como Citar

Henriques, M. N., e F. F. Lisbôa Filho. “Mulheres Nos Especiais Bah!: Identidade Gaúcha E representação Feminina”. Intexto, nº 39, maio de 2017, p. 80-102, doi:10.19132/1807-8583201739.80-102.

Edição

Seção

Artigos