A política dos memes e os memes da política: proposta metodológica de análise de conteúdo de memes dos debates eleitorais de 2014

Autores

  • Viktor Chagas Universidade Federal Fluminense
  • Fernanda Alcântara Freire Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Daniel Rios Universidade Federal Fluminense
  • Dandara Magalhães Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201738.173-196

Palavras-chave:

Internet e cultura política. Memes políticos. Eleições 2014.

Resumo

As Eleições 2014 ficaram marcadas no imaginário popular brasileiro como as “eleições dos memes”. Sob o ponto de vista científico, porém, acredita-se que há ainda raras tentativas de compreender o que o fenômeno dos memes, no ambiente da internet, representa para a Comunicação Política. Este trabalho propõe-se a expor resultados preliminares de investigação sobre os usos e as apropriações de memes político-eleitorais. O principal objetivo é desenvolver, a partir de propostas anteriores, uma matriz taxonômica capaz de auxiliar pesquisadores interessados no tema a tratarem dos memes com maior objetividade. Para tanto, procurou-se realizar uma análise de conteúdo sobre memes que circularam durante os debates eleitorais presidenciais em 2014. Os resultados apontam para a necessidade de avaliarmos a produção de sentido de internautas sobre a cena política, percebendo os memes como expressão de uma opinião pública capaz de ler a performance dos candidatos através de comentários sociais nas mídias digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viktor Chagas, Universidade Federal Fluminense

Professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia (UFF). Doutor em História, Política e Bens Culturais (Cpdoc-FGV).

Fernanda Alcântara Freire, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Uerj.

Daniel Rios, Universidade Federal Fluminense

Graduando do curso de Estudos de Mídia da UFF, bolsista PIBIC/CNPq do projeto "A política dos memes e os memes da política".

Dandara Magalhães, Universidade Federal Fluminense

Graduanda do curso de Estudos de Mídia da UFF, bolsista PROEX/UFF do projeto "#MUSEUdeMEMES".

Referências

AGGIO, C. Campanhas online e Twitter: a interação entre campanhas e público nas eleições presidenciais brasileiras de 2010. In: 38ª Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, 2014, Caxambu. Anais... Caxambu: Anpocs, 2014.

ALDÉ, A. A construção da política. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

ALDÉ, A. O internauta casual: notas sobre a circulação da opinião pública na internet. Revista USP, São Paulo, n. 90, 2011.

ALDÉ, A.; CHAGAS, V.; SANTOS, J. G. B. Teses e dissertações defendidas no Brasil (1992-2012): um mapa da pesquisa em comunicação e política. Revista Compolítica, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, 2013.

ARAÚJO, R.; PENTEADO, C.; SANTOS, M. Democracia digital e experiências de eParticipação: construção do Índice de Participação Política e Influência no ciclo de políticas públicas. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, 38., 2014, Caxambu. Anais... Caxambu: Anpocs, 2014.

BENNETT, W. L.; SEGERBERG, A. The logic of connective action. Information, Communication & Society, London, v. 15, n. 5, 2012.

BLACKMORE, S. The power of memes. Scientific American, v. 283, n. 4, 2000.

BÖRZSEI, L. K. Political culture on the National Web: the role of political culture in online political activity and the case of Hungarian politics on Facebook. 2013. Thesis (Master) – Faculty of Humanities, Utrecht University, 2013.

CERVI, E.; MASSUCHIN, M. O que interessa ao público nos portais informativos? Revista Compolítica, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, 2013.

CHAGAS, V. Entre criadores e criaturas: uma análise sobre a relação entre memes de internet e propriedade intelectual. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 38., 2015, Rio de janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Intercom, 2015.

CHAGAS, V. “Não tenho nada a ver com isso”: cultura política, humor e intertextualidade nos memes das Eleições 2014. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 25., 2016, Goiânia. Anais… Goiânia: UFG, 2016.

DAVISON, P. The language of internet memes. In: MANDIBERG, M. The social media reader. New York: NYUP, 2012.

DAWKINS, R. The selfish gene. Oxford: OUP, 1976.

FELINTO, E. Videotrash: o YouTube e a cultura do "spoof" na internet. Galáxia, São Paulo, n. 16, 2008.

FIGUEIREDO M.; et al. Estratégias de persuasão em eleições majoritárias: uma proposta metodológica para o estudo da propaganda política. Série Estudos (Iuperj), Rio de Janeiro, n. 100, 1998.

FINE, G.; HARRINGTON, B. Tiny publics: small groups and civil society. Sociological Theory, Thousand Oaks, v. 22, n. 3, 2004.

FINE, G.; KLEINMAN, S. Rethinking subculture: an interactionist analysis. American Journal of Sociology, Chicago, v. 85, n. 1, 1979.

G1. Confira memes da campanha a presidente na eleição 2014. G1, Rio de Janeiro, 26 out. 2014. Online. Disponível em: <http://goo.gl/lOqtLh>. Acesso em: 20 out. 2016.

GOLDFARB, J. Reinventing political culture. Londres: Polity, 2012.

GOMES, W. et al. Politics 2.0. Campanha on-line de Barack Obama em 2008. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, v. 17, n. 34, 2009.

HALFELD, P. A produção do humor na rede social Facebook. Revista Soletras, Rio de Janeiro, n. 26, 2013.

HONORATO, J. I.; CARREIRA, L. S.; GOVEIA, F. Análise de Big Data pelos parâmetros de características visuais. In: XIX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 2014, Espírito Santo. Anais… Espírito Santo: Intercom, 2014.

HSIEH, H. F.; SHANNON, S. E. Three approachs to qualitative content analysis. Qualitative Health Research, Thousand Oaks, v. 15, n. 9, 2005.

JENKINS, H.; et al. If it doens’t spread, it’s dead. Massachusetts: Convergence Culture Consortium, 2009.

KNOBEL, M.; LANKSHEAR, C. Online memes affinities and cultural production. In: KNOBEL, M.; LANKSHEAR, C. A new literacies sampler. New York: Peter Lang, 2007.

KRIPPENDORFF, K. Content analysis: an introduction to its methodology. Thousand Oaks: SAGE, 2013.

LATTMAN-WELTMAN, F. O Rio nas cruzadas: comunicação, democratização e usos da internet numa eleição carioca. Revista ECO-Pós, Rio de Janeiro, v. 12, n. 3, 2009.

LATTMAN-WELTMAN, F. Democracia e revolução tecnológica em tempos de cólera: influência política e midiática e radicalização militante. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM COMUNICAÇÃO E POLÍTICA, 6., 2015, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Compolítica, 2015.

MAGALHÃES, E.; ALBUQUERQUE, A. Jornalistas sem jornal: a “blogosfera progressista” no Brasil. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 23., 2014, Belém. Anais... Belém: UFPA, 2014.

MALINI, F.; ANTOUN, H. Mobilização nas redes sociais: a narratividade do #15M e a democracia na cibercultura. In: XXII ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, 2013, Salvador. Anais... Salvador: UFBA, 2013.

MANSBRIDGE, J. Everyday talk in deliberative system. In: MACEDO, S. (Org.). Deliberative politics: essays on democracy and disagreement. Oxford: OUP, 1999.

MARQUES, F. J. A. Debates políticos na internet: a perspectiva da conversação civil. Opinião Pública, Campinas, v. 12, n. 1, 2006.

MARQUES, F. J. A.; SAMPAIO, R. C. Internet e Eleições 2010 no Brasil: Rupturas e continuidades nos padrões mediáticos das campanhas políticas online. Galáxia, São Paulo, n. 22, 2011.

MIGUEL, L. F. Falar bonito: o Kitsch como estratégia discursiva. RBCP, Brasília, n. 6, 2011.

MILNER, R. Pop polyvocality: internet memes, public participation, and Occupy Wall Street Movement. International Journal of Communication, Los Angeles, n. 7, 2013.

MILTNER, K. SRSLY phenomenal: an investigation into the appeal of LOLcats. Dissertation (Masters) - Department of Media and Communications, London School of Economics and Political Science, 2011.

O DIA. Debate presidencial gera memes e piadas nas redes sociais. O Dia, Rio de Janeiro, 25 out. 2014. Online. Disponível em: <http://goo.gl/uC6VoI> Acesso em: 20 out. 2016.

PARRA, H. Controle social e prática hacker: tecnopolítica e ciberpolítica em redes digitais. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 15, n. 1, 2012.

PRUDÊNCIO, K. Micromobilizações, alinhamento de quadros e comunicação política. Revista Compolítica, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, 2014.

PUTNAM, R. Bowling alone: America's declining social capital. Journal of Democracy, Baltimore, v. 6, n. 1, 1995.

RECUERO, R. Memes em weblogs: proposta de uma taxonomia. Revista Famecos, Porto Alegre, n. 32, 2007.

ROSSINI, P.; LEAL, P. R. Efeitos da campanha virtual no universo das mídias sociais: o comportamento do eleitor no Twitter nas Eleições 2010. Revista Compolítica, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, 2013.

SÁ, S. P. The Numa Numa Dance e Gangnam Style: vídeos musicais no Youtube em múltiplas mediações. Galáxia, São Paulo, n. 28, 2014.

SAMPAIO, R. C.; AZEVEDO, D.; ALMADA, M. P. Esfera civil e Eleições 2010: uma análise de iniciativas online para maior controle por parte da sociedade. In: MARQUES, F. P. J. A.; SAMPAIO, R. C.; AGGIO, C. (Org.). Do clique à urna: internet, redes sociais e eleições no Brasil. Salvador: EdUFBA, 2013.

SAMPAIO, R. C.; BARROS, S.; MORAIS, R. Como avaliar a deliberação online? Um mapeamento de critérios relevantes. Opinião Pública, Campinas, vol. 18, n. 2, 2012.

SHIFMAN, L. An anatomy of a YouTube meme. New Media & Society, Thousand Oaks, v. 14, n. 2, 2009.

SHIFMAN, L. Memes in a Digital Culture. Cambridge: MIT, 2014.

SHIFMAN, L.; LEVY, H.; THELWALL, M. Internet Jokes: the secret agents of globalization? Journal of computer-mediated communication, S.l., v. 19, n. 4, 2014.

SHIFMAN, L. An anatomy of a YouTube meme. New Media & Society, Thousand Oaks, v. 14, n. 2, 2012.

SHIFMAN, L.; KATZ, E. Just Call Me Adonai: a case study of ethnic humor and immigrant assimilation. American Sociological Review, Thousand Oaks, v. 70, n. 5, 2005.

SHIFMAN, L.; WARD, S.; COLEMAN, S. Only joking? Online humour in the 2005 UK General Election. Information, Communication and Society, Londres, v. 10, n. 4, 2007.

TAECHARUNGROJ, V.; NUEANGJAMNONG, P. Humour 2.0: styles and types of humour and virality of memes on Facebook. Journal of Creative Communications, Thousand Oaks, v. 10, n. 3, 2015.

TAY, G. Embracing LOLitics: popular culture, online political humor, and play. 2012. Thesis (Master of Arts in Media and Communication) - University of Canterbury. New Zealand: University of canterbury, 2012.

UOL. Memes e piadas nas Eleições 2014. Uol, São Paulo, 26 out. 2014. Online, Uol Eleições. Disponível em: <http://goo.gl/xs9ffT>. Acesso em: 20 out. 2016.

VALENZUELA, S. Analisando o uso de redes sociais para o comportamento de protesto: o papel da informação, da expressão de opiniões e do ativismo. Revista Compolítica, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, 2014.

Downloads

Publicado

2017-01-24

Como Citar

Chagas, V., F. A. Freire, D. Rios, e D. Magalhães. “A política Dos Memes E Os Memes Da política: Proposta metodológica De análise De Conteúdo De Memes Dos Debates Eleitorais De 2014”. Intexto, nº 38, janeiro de 2017, p. 173-96, doi:10.19132/1807-8583201738.173-196.

Edição

Seção

Artigos