Mídia e fronteiras: primeiras discussões sobre a cartografia desses estudos no Brasil

Autores

  • Karla Maria Muller Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação
  • Vera Lúcia Spacil Raddatz Universidade Regional do Nordeste do Rio Grande do Sul/Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos
  • Tabita Strassburger Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201534.385-400

Palavras-chave:

Mídia. Fronteiras. Pesquisas acadêmicas. Ciências da Comunicação.

Resumo

O artigo apresenta as primeiras reflexões sobre o projeto Mídia e fronteiras: cartografia desses estudos no Brasil que tem por objetivo mapear as pesquisas realizadas no país sobre meios de comunicação e fronteiras nacionais. A proposta está calcada no avanço do interesse pelo tema e a produção científica resultante das análises realizadas por pesquisadores brasileiros sobre as práticas socioculturais dos fronteiriços e seus reflexos nos produtos midiáticos elaborados e colocados em circulação por veículos de comunicação local, sediados nesses espaços. O período de coleta do material está compreendido entre os anos de 2000 e 2015 e tem como foco teses e dissertações, defendidas em programas de pós-graduação ligados às Ciências da Comunicação. Portanto, alicerçamos metodologicamente este trabalho na pesquisa bibliográfica e nos primeiros resultados obtidos com o levantamento dos dados mapeados, apresentando uma breve discussão sobre a proposta de elaboração de uma cartografia centrada nos estudos de mídia e fronteiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Maria Muller, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação e do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; pesquisa tema sobre mídia e fronteiras nacionais e culturais; comunicação organizacional e relaões públicas.

Vera Lúcia Spacil Raddatz, Universidade Regional do Nordeste do Rio Grande do Sul/Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos

Professora do Programa de Pós-gradução em Direito – Curso de Mestrado em Direitos Humanos -  e do Curso de Comunicação Social da UNIJUI;  pesquisa tema sobre mídia e fronteiras nacionais e culturais; rádio; comunicação e direitos humanos.

Tabita Strassburger, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação/Universidade Federal do Rio Grande do Sul; bolsista CNPq.

Referências

BRANDALISE, Roberta. A televisão brasileira nas fronteiras do Brasil com o Paraguai, a Argentina e o Uruguai: Um estudo sobre como as representações televisivas participam da articulação das identidades culturais no cotidiano fronteiriço. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2011.

COGO, Denise. Brasil e Haiti: redesenhando fronteiras e alteridades nas interações entre mídia e imigração haitiana. In: RADDATZ, Vera L. S.; MULLER, Karla M. (orgs.). Comunicação, cultura e fronteiras. Ijui: Ed. Unijui, 2015.

COSTA, Stefânia O. A UNIPAMPA em condição fronteiriça: Organização comunicada nos sites dos campi de Santana do Livramento e Jaguarão. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2015.

DORFMAN, Adriana;FRANÇA, Arthur B. C. As origens e o desenvolvimento do Unbral Fronteiras em 2014. In: Dorfman, Adriana (org). Anuário Unbral das Fronteiras Brasileiras 2014. Porto Alegre: Editora Letra 1: Instituto de Geociências/UFRGS, 2015.

GAYOSO, C. F. Espaços latino-americanos: comunicação, interculturalidade e cidades da fronteira Brasil-Bolívia. 2013. 194 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2013.

GRIMBERG, Daniela de Seixas. Territorialidades da imprensa: estudo da noticiabilidade sobre as fronteiras sul-rio-grandenses em veículos de diferentes escalas de circulação. 2014. 178 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2014.

JACKS, Nilda A. (org. e coord.). Meios e audiência II: a consolidação dos estudos de recepção no Brasil. Porto Alegre: Sulina, 2014.

JACKS, Nilda A. (coord.); MENEZES, Daiana; PIEDRAS, Elisa. Meios e audiência: a emergência dos estudos de recepção no Brasil. Porto Alegre: Sulina, 2008.

KUNSCH, Margarida M. K. Percursos paradigmáticos e avanços epistemológicos nos estudos da comunicação organizacional. In: KUNSCH, Margarida M. K. (org.). Comunicação organizacional: histórico, fundamentos e processos. Vol. 1. São Paulo: Saraiva, 2009.

LOPES, Maria Immacolata Vassalo de. Pesquisa em comunicação: questões epistemológicas, teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. São Paulo, v. XXVII n. 1. p. 13-39, 2004.

LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. Pesquisa em comunicação: formulação de um modelo metodológico. São Paulo: Loyola, 1994.

MOURA, Cláudia P. de. O ensino de graduação e pós-graduação em relações públicas no Brasil. In: KUNSCH, Margarida M. K. (org.). Relações Públicas: história, teorias e estratégias nas organizações contemporâneas. São Paulo: Saraiva, 2009.

MÜLLER, Karla M. Mídia e fronteira: jornais locais em Uruguaiana-Libres e Livramento-Rivera. 2003. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo, 2003.

OLIVEIRA, Monica Resende de. Mídia impressa na Tríplice Fronteira: estudo do jornal local A Gazeta do Iguaçu. 2005. 158 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social. Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo, 2005.

OTA, Daniela Cristiane. A informação jornalística em rádios de fronteira: a questão da binacionalidade em Ponta Porã-Pedro Juan Caballero e Corumbá-Puerto Quijarro. 2006. 246 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2006.

PEREIRA, Clarissa Josgrilberg. Entre limites e possibilidades: o estudo dos gêneros jornalísticos nas fronteiras de Mato Grosso do Sul. 2013. 130 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social. Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo, 2013.

RADDATZ, Vera L. S.; MULLER, Karla M. (orgs.). Comunicação, cultura e fronteiras. Ijui: Ed. Unijui, 2015.

RADDATZ, Vera L. Spacil. Rádio de fronteira: da cultura local ao espaço global. 2009. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2009.

RADDATZ, Vera L. S. O rádio de fronteira e o Mercosul. 2000. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social. Universidade Metodista de São Paulo. São Paulo, 2000.

RIVAS, Elton Domingues. Dispositivos tecnológicos de mediação e processos comunicativos na Reserva Indígena de Dourados e entre os Ayoreo do Paraguay. 2012. 209 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2012.

SOARES, Marcelo V. C. Território Televisivo: estudo da televisão e do telejornalismo na fronteira do Brasil com o Paraguai. 2008. Tese (Doutorado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008.

STUMPF, I. R. C. Pesquisa bibliográfica. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antônio (Org). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2014.

STUMPF, Ida R. C.; CAPPARELLI, Sérgio (Orgs.). Teses e dissertações em comunicação no Brasil (1997-1999): resumos. Porto Alegre: PPGCOM/UFRGS, 2001.

STUMPF, Ida R. C.; CAPPARELLI, Sérgio (Orgs.). Teses e dissertações em comunicação no Brasil (1992-1996): resumos. Porto Alegre: PPGCOM/UFRGS, 1998.

ZAMIN, Ângela Maria. A discursivização do local-fronteira no jornalismo: estudo de caso de programas jornalísticos em rádios comunitárias. 2008. 210 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo, 2008.

Downloads

Publicado

2015-12-17

Como Citar

Muller, K. M., V. L. S. Raddatz, e T. Strassburger. “Mídia E Fronteiras: Primeiras Discussões Sobre a Cartografia Desses Estudos No Brasil”. Intexto, nº 34, dezembro de 2015, p. 385-00, doi:10.19132/1807-8583201534.385-400.