GT de Cibercultura da Compós: análise de temas e coautorias

Autores

  • Raquel Recuero PPGL/Universidade Catolica de Pelotas PPGCom/ Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201534.553-570

Palavras-chave:

Análise temática. Análise de redes. Cibercultura.

Resumo

O presente estudo explora os trabalhos apresentados no GT de Cibercultura da Compós a partir dos temas e coautorias presentes nestes trabalhos. O objetivo foi compreender as temáticas mais frequentes, bem como as coautorias do GT durante os anos. Buscamos, através de uma proposta metodológica que mistura análise de conteúdo e análise de redes, verificar e mensurar a presença de temas e de coautoria no grupo, e oferecer insights à produção do grupo e ao seu papel de gerar coautorias e colaborações entre os pesquisadores. Como conclusões principais, podemos apontar duas grandes temáticas emergentes (cultura digital e redes sociais na internet) e a presença baixa, mas crescente de coautorias no grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Recuero, PPGL/Universidade Catolica de Pelotas PPGCom/ Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Comunicação e Informação (UFRGS, 2006). Pesquisadora vinculada ao CNPq e ao PPGL/UCPel e PPGCOM/UFRGS.

Referências

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO. Comunicação e Cibercultura. [S.l.], 2013a. Disponível em: <http://compos.org.br/ler_gts.php?idGt=Mg==>. Acesso em: 16 set. 2015.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO. Biblioteca. [S.l.], 2013b. Disponível em: <http://compos.org.br/biblioteca.php>. Acesso em: 16 set. 2015.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BASTOS, M. Outcompeting Traditional Peers? Scholarly Social Networks and Academic Output. In: HAWAII INTERNATIONAL CONFERENCE ON SYSTEM SCIENCES, 48., 2015, Kauai. Anais... Kauai: IEEE, 2015. p. 2043- 2052.

BRZEZINSKI, I.; GARRIDO, E. Análise dos trabalhos do GT Formação de Professores: o que revelam as pesquisas do período 1992-1998. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 18, p. 82-100, set./dez. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n18/n18a08>. Acesso em: 16 set. 2015.

CARRIGNTON, P. J.; SCOTT, J.; WASSERMAN, S. Models and methods in social network analysis. Cambridge: Cambridge University, 2005.

DEGENNE, A.; FORSÉ, M. Introducing social networks. London: Sage, 1999.

GEPHI. [S.l.], c2015. Disponível em: <http://gephi.github.io/>. Acesso em: 16 set. 2015.

MENA-CHALCO, J. P., DIGIAMPIETRI, L. A., CESAR JUNIOR, R. M. Caracterizando as redes de coautoria de currículos Lattes. [S.l.], 2012. Disponível em: <http://professor.ufabc.edu.br/~jesus.mena/publications/pdf/menachalco2012coautoria-lattes.pdf>. Acesso em: 16 set. 2015.

NODEXL. [S.l.], c2015. Disponível em: <http://nodexl.codeplex.com/>. Acesso em: 16 set. 2015.

OSGOOD, C. The representational model and relevant research methods. In: SOLA POOL, I. de (Ed.). Trends in content analysis. Urbana: University of Illinois, 1959. p. 33–88.

PRIMO, A. et al. Análise de citações dos trabalhos da Compós 2008. E-compos, Brasília, v. 11, n. 3, set./dez. 2008. Disponível em: <http://compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/view/328/311>. Acesso em: 16 set. 2015.

PRIMO, A. [Reproposição do GT Comunicação e Cibercultura. Porto Alegre, 2011]. Disponível em: <http://compos.com.puc-rio.br/media/GT_comunicacao_e_cibercultura.pdf>. Acesso em: 16 set. 2015.

RECUERO, R.; BASTOS, M.; ZAGO, G. Análise de redes para mídia social. Porto Alegre: Sulina, 2015.

TREIN, E.; CIAVATTA, M. O percurso teórico e empírico do GT Trabalho e Educação: uma análise para debate. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 24, p. 141-164, set./dez. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n24/n24a11>. Acesso em: 16 set. 2015.

WASSERMAN, S.; FAUST, K. Social network analysis. Cambridge: Cambridge University, 1994.

ZAGO, G.; BASTOS, M.; RECUERO, R. A endogamia da comunicação: redes de colaboração na CSAI. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, 24., 2015, Brasília. Anais... Brasília: Compós, 2015. p. 1-23.

Downloads

Publicado

2015-12-17

Como Citar

Recuero, R. “GT De Cibercultura Da Compós: Análise De Temas E Coautorias”. Intexto, nº 34, dezembro de 2015, p. 553-70, doi:10.19132/1807-8583201534.553-570.