Reflexões sobre as pesquisas em TV no Brasil - propostas metodológicas e formas de análise dos telejornais

Autores

  • Flávio Antônio Camargo Porcello Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201534.146-162

Palavras-chave:

Televisão. Telejornalismo. Audiência.

Resumo

A TV completa 65 anos no Brasil em 2015. Muito diferente e mais abrangente do que a pioneira TV Tupi, de São Paulo, em sua primeira transmissão em setembro de 1950, a televisão no Brasil atinge o público em diversas plataformas, suportes e dispositivos. E continua sendo a principal fonte de informação para os brasileiros. Por isso deve ser estudada com atenção e interesse. Este é o foco do presente texto. As formas de análise dos conteúdos informativos transmitidos pela TV devem evoluir e avançar, da mesma forma que as emissoras fazem em relação aos seus públicos e audiências. Faremos uma recuperação histórica e cronológica das fases da TV no país e dos grupos de pesquisas voltados para os estudos na área. A metodologia será estudo de caso, com observação participante. O objetivo é o de construir coletivamente propostas metodológicas que permitam análises dos telejornais de forma precisa e aprofundada.

   

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Biografia do Autor

Flávio Antônio Camargo Porcello, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Jornalista diplomado, mestre e doutor em comunicação social. Professor Associado do Departamento de Comunicação e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Autor do livro TV Universitária - Limites e Possiblidades (Edipucrs, 2002). Conselheiro eleito da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2015-12-17

Como Citar

Porcello, F. A. C. “Reflexões Sobre As Pesquisas Em TV No Brasil - Propostas metodológicas E Formas De análise Dos Telejornais”. Intexto, nº 34, dezembro de 2015, p. 146-62, doi:10.19132/1807-8583201534.146-162.