Assessoria de imprensa, narrativas midiáticas e saúde: simbiose de fontes, jornalistas, leitores, personagens e afetos

Autores

  • Monica Martinez Doutora; Universidade de Sorocaba (UNISO)
  • Arquimedes Pessoni Doutor; Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
  • Miriam Cristina Carlos Silva
  • Vasco Ribeiro Doutor; Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201738.197-224

Palavras-chave:

Narrativas midiáticas. Assessoria de Imprensa. Análise de Conteúdo. Brasil. Portugal.

Resumo

As notícias não são um espelho do real, mas resultado de uma construção social e cultural com base em múltiplas fontes. Este estudo discute a influência da assessoria de imprensa na mídia contemporânea, por meio da análise de narrativas de dois press releases da área da saúde (um brasileiro e um português), selecionados no período de 19 de junho a 19 de julho de 2014, e da respectiva cobertura feita por dois jornais de grande circulação (um brasileiro e um português). A análise se faz por meio dos elementos narrativos, a fim de verificar se há a intenção de contar uma história no press release, com destaque para a construção de personagens, como formas expressivas de persuasão do aproveitamento do material pelo jornalista. O resultado aponta para a sugestão de histórias cujo eixo gravita em torno da função dos personagens e de sua capacidade de incitar empatia, compaixão e identificação. Entende-se as narrativas como formas de mediação, interpretação e transformação da experiência. Assim, como narradores contemporâneos que são, destaca-se a importância do critério desempenhado por jornalistas e assessores na composição de seus personagens. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monica Martinez, Doutora; Universidade de Sorocaba (UNISO)

Monica Martinez é doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2002). Realizou pós-doutorado em Narrativas Digitais pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo (2009) e estágio de pesquisa junto ao departamento de Radio, Televisão e Cinema da Universidade do Texas (2013). Tem mestrado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (1994) e graduação em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1987). Atualmente é docente do Programa de Mestrado em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso). É autora de "Professor de Ilusões" (Prumo, 2012), "Tive uma Ideia -- O que é criatividade e como desenvolvê-la" (Paulinas, 2011) e "Jornada do Herói: estrutura narrativa mítica na construção de histórias de vida em jornalismo" (Annablume/Fapesp, 2008), entre outros livros e artigos científicos. É cocriadora do Núcleo Granja Viana (SP) da Joseph Campbell Foundation . É sócia da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação), conselheira administrativa da SBPJor (Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo), do Cisc (Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e. da Mídia) e, no exterior, da IAMCR (International Association for Media and Communication Research) e ICA (International Communication Association). Seus interesses na área de pesquisa são Epistemologia da Comunicação e do Jornalismo, Metodologia da Pesquisa em Comunicação e Jornalismo, Narrativas Contemporâneas, Narrativa como Método, Jornalismo Literário, Livro-Reportagem, Histórias de Vida, Memórias, Perfis e Biografias, Mitologia, Estrutura Narrativa Mítica, Criatividade e Escrita Criativa.

Arquimedes Pessoni, Doutor; Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Pós-doutor em Medicina na Faculdade de Medicina do ABC (linha de pesquisa em educação na saúde/Saúde Coletiva). Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (1984), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2002) e doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2005). Professor do corpo permanente do Programa de Mestrado em Comunicação e também de graduação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e docente-colaborador da disciplina de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina do ABC. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde, comunicação científica, comunicação organizacional, assessoria de imprensa, educação.

Miriam Cristina Carlos Silva

Doutora; Universidade de Sorocaba (UNISO)

Vasco Ribeiro, Doutor; Universidade do Porto

Vasco Ribeiro é docente do Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Downloads

Publicado

2017-01-24

Como Citar

Martinez, M., A. Pessoni, M. C. C. Silva, e V. Ribeiro. “Assessoria De Imprensa, Narrativas midiáticas E Saúde: Simbiose De Fontes, Jornalistas, Leitores, Personagens E Afetos”. Intexto, nº 38, janeiro de 2017, p. 197-24, doi:10.19132/1807-8583201738.197-224.

Edição

Seção

Artigos