Publicidade e deslocamentos de sentidos na relação masculino/feminino

Autores

  • Maria Ogécia Drigo Universidade de Sorocaba (Uniso)
  • Clotilde Perez ECA/USP

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201738.98-116

Palavras-chave:

Publicidade. Marca. Masculino. Feminino. Contos de fada.

Resumo

Este artigo tem como objetivo explicitar aspectos da relação entre o feminino e o masculino na contemporaneidade. O corpus é composto por peças publicitárias impressas da série Contos de Melissa, da marca brasileira de calçados femininos Melissa. Para alcançar o objetivo, apresentam-se reflexões sobre marca, fundamentadas em Lipovetsky e Serroy, em Semprini e, por fim, a análise, na perspectiva da semiótica peirciana, da marca enquanto signo e de uma das peças publicitárias. Entre os resultados, vale enfatizar que o resgate do conto de fadas, ainda que subvertido, reatualiza as provas iniciatórias ao nível do imaginário, com o que a marca, via publicidade, propõe a reconstrução dos sentidos e valores que nele habitam.

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Biografia do Autor

Maria Ogécia Drigo, Universidade de Sorocaba (Uniso)

Doutora em Comunicação em Semiótica pela PUC/SP.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura

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Publicado

2017-01-24

Como Citar

Drigo, M. O., e C. Perez. “Publicidade E Deslocamentos De Sentidos Na relação masculino/Feminino”. Intexto, nº 38, janeiro de 2017, p. 98-116, doi:10.19132/1807-8583201738.98-116.

Edição

Seção

Artigos