O design como processo e a questão da autoria

Autores

  • Leonardo Pinto de Almeida Universidade Federal Fluminense
  • Romulo Miyazawa Matteoni Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201532.102-118

Palavras-chave:

Epistemologia. Autoria. Processo de design.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o trabalho do design e sua relação com a autoria. Discutimos o lugar desempenhado pela figura autoral no design à luz de uma reflexão sobre a dimensão projetual do trabalho do designer. Levamos em conta, assim, os produtos desta forma laboral como eventos isolados em ciclo espiralizado de desenvolvimento constante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Pinto de Almeida, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor de Psicologia da Universidade Federal Fluminense.

Romulo Miyazawa Matteoni, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutor em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Professor de Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Referências

ALMEIDA, L. P. Pensando a sociedade da informação: reflexões sobre o controle e a‘homologização’ no meio digital. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 17, n. 3, p. 83-90, set./dez. 2007.

ALMEIDA, L. P. Escrita & autoria: internet, literatura e ontologia. Curitiba: Juruá, 2014.

ARGAN, G. C. A história na metodologia do projeto. Revista Caramelo, São Paulo, n. 6, p. 156-170, 1992.

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, M. M. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

BAXTER, M. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 3. ed. São Paulo: Blucher, 2011.

BAYMA, F. Educação corporativa: desenvolvendo e gerenciando competências. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.

BOMFIM, G. Fundamentos de uma teoria transdisciplinar do design: morfologia dos objetos de uso e sistemas de comunicação. Estudos em Design, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 27-41, 1997.

BOYLE, J. Shamans, software, & spleens: law and the construction of the information society. London: Harvard University, 1996.

BRUNN, A. L’auteur, textes choisis & présentés par Alain Brunn. Paris: GF Flammarion, 2001.

BUCHANAN, R. Wicked problems in design thinking. In: MARGOLIN, V; BUCHANAN, R. (Org). The idea of design. Cambridge: MIT, 1995. p. 5-21.

CHARTIER, R. A aventura do livro, do leitor ao navegador. São Paulo: UNESP, 1998.

COUTO, R. M. S. O movimento interdisciplinar de designers brasileiros em busca de educação avançada. 1997. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1997.

CROSS, N. Designerly ways of knowing. Design Studies, Oxford, v. 3, n. 4., p. 221-227, 1982.

EAGLETON, T. A ideia da cultura. São Paulo: UNESP, 2005.

FOUCAULT, M. O que é um autor? In: FOUCAULT, M.; MOTTA, M. B.; BARBOSA, I. A. D. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio Janeiro: Forense Universitária, 2001. p. 264-298. (Ditos e escritos, 3).

GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica, as cartografias do desejo. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.

HILALI, N. E.; MATHIEU, J. P. Taylorisme, Fordisme et Toyotisme: comment le design management a construit les principaux modèles productifs de la théorie des organisations. In: DESIGN RESEARCH SOCIETY INTERNATIONAL CONFERENCE, DESIGN & COMPLEXITY, 2010, Montreal. Proceedings... Montreal: Universitè de Montrèal, 2010. p. 31. Disponível em: <http://www.drs2010.umontreal.ca/data/PDF/035.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2012.

JOHNSON, S. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: JZE, 2001.

KRIPPENDORF, K. On the essential contexts of artifacts or on the proposition that “design is making sense (of things)”. In: MARGOLIN, V.; BUCHANAN, R. (Org). The idea of design. Cambridge: MIT Press, 1995. p. 9-39.

LAZZARATO, M. As revoluções do capitalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

LOVE, T. Constructing a coherent cross-disciplinary body of theory about designing and

designs: some philosophical issues. Design Studies, Oxford, n. 23, n. 3, p. 345-361, 2002.

MANOVICH, L. The language of new media. Cambridge: MIT Press, 2000.

NIETZSCHE, F. O livro do filósofo. Porto: Rés,, 1984.

SIMON, H. A. The sciences of the artificial. Cambridge: MIT, 1996.

Downloads

Publicado

2015-06-05

Como Citar

Almeida, L. P. de, e R. M. Matteoni. “O Design Como Processo E a questão Da Autoria”. Intexto, nº 32, junho de 2015, p. 102-18, doi:10.19132/1807-8583201532.102-118.

Edição

Seção

Artigos