Cinema, migração e identidades: representações cinematográficas das identidades brasileiras in between contemporâneas
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201635.76-96Palavras-chave:
Cinema e migração. Identidades diaspóricas. Narrativas cinematográficas in between.Resumo
O presente artigo propõe-se a pensar a construção das narrativas cinematográficas diaspóricas a partir de dois filmes nacionais realizados no período da retomada (1995) e pós-retomada (2006). Tal análise se dá no âmbito das relações entre os processos de mobilidade e a percepção da subjetividade em contextos de partida e recepção dos coletivos de brasileiros estabelecidos em trânsitos de partida e retorno (in between) como problemática central as interpretações dos sujeitos migratórios em situação de trânsito (expectativas de partida, integração, retorno) e seus desenvolvimentos em duas leituras cinematográficas recentes filmes Terra Estrangeira (Walter Salles e Daniela Thomas, 1995) e Jean Charles (Henrique Goldman, 2009). Paralelamente, o trabalho tem como objetivo maior tentar problematizar a questão contemporânea dos fluxos migratórios e suas representações no cinema, bem como a própria interpretação do fenômeno. Para tanto, enfoca-se na produção cinematográfica brasileira atual pensada junto à mobilidade latino-americana na atualidade.
Downloads
Referências
ANDREW, Dudley. Além e abaixo do mapa do cinema mundial. In: DENNISON, Stephanie (Org.). World cinema: as novas cartografias do cinema mundial. Campinas: Papirus, 2013.
ARRANZ, David Felipe. Las cien mejores películas sobre migración. Madrid: Cacitel, 2013.
BAÑÓN, Antonio. Discurso periodístico y procesos migratorios. San Sebastian: Gak@a, 2007.
BAÑÓN, Antonio. Manual sobre comunicación e inmigración. San Sebastian: Gakoa, 2012.
BARRIALES-BOUCHE, Sandra; SALVODON, Marjorie Attignol. Zoom in zoom out: crossing borders in contemporary European cinema. Newcastle: Cambridge Scholars, 2007.
BERGFELDER, Tim. National, transnational or supranational Cinema? Rethinking European film studies. Media, Culture & Society, [S.l.], v. 27, n. 3, p. 315-331, May 2005.
BERNADET, Jean-Claude. O autor no cinema. São Paulo: EDUSP, 1994.
BÜRCH, Noel. Praxis del cine. Madrid: Fundamentos, 1979.
CHECA Y OLMOS, Francisco (Org.). La inmigración sale a la calle: comunicación y discursos políticos sobre el fenómeno migratorio. Barcelona: Icaria, 2008.
CHECA Y OLMOS, Francisco. Las migraciones en el mundo. Barcelona: Icaria, 2009.
DENNISON, Sthepanie; LIM, Song Hwee (Org.). Remmapping world cinema: identity, culture and politics in film. London: Wallflower, 2006.
D’LUGO, Marvin. El cine sobre la inmigración: crónicas de un género anunciado. In: VAL LIEW, Maria; CANTERO-EXOJO, Mónica; SUÁREZ, José Carlos. Fotogramas para la multiculturalidad: migraciones y alteridad en el cine español contemporáneo. Valencia: Cine Derecho, 2012.
DE LUCAS, Javier. ¿Ciudadanía para los inmigrantes después del tratado constitucional de la UE? In: CHECA Y OLMOS, Francisco. La inmigración salle a la calle: comunicación y discursos políticos sobre el fenómeno migratorio. Barcelona: Icaria, 2003.
DUROVICOVÁ, Natasa; NEWMAN, Kathleen (Ed.). World cinemas, transnational perspectives. New York: Taylor & Francis, 2010.
EZRA, Elisabeth. Cinema: the film reader. New York: Taylor & Francis, 2006.
GUBERN, Román. Del bisonte a La realidad virtual. Barcelona: Anagrama, 1996.
FRANÇA, Andrea. Novos errantes do cinema político contemporâneo. In: BENTES, Ivana. Ecos do cinema de lumiére ao digital. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008.
KILBOURN, Russel. Cinema, memory, modernity: the representation of memory from the art film to transnational cinema. New York: Taylor & Francis, 2010.
LOPES, Denilson. Cinema dos anos 1990. Chapecó: Argos, 2005.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. Campinas: Papirus, 2012.
MARKS, Laura. The skin of the film: intercultural cinema. London: Duke University, 1996.
MARTES, Ana Maria Braga. Brasileiros nos Estados Unidos. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
MARTES, Ana Maria Braga; FLEISCHER, Soraya (Org.). Fronteiras cruzadas: etnicidade, gênero e redes sociais. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
MARTIN, Michael T. (Ed.). Cinemas of black diaspora: diversity, dependence and oppositionality. Detroit: Wayne State University, 1996.
MCDOUGALL, David-Taylor. Transcultural cinema. Princeton: Princeton University, 1998.
MONTERDE, José Enrique. El sueño de Europa: cine y migraciones desde el sur. Andalucia: Junta de Andalucia, 2008.
MORENO, Antônio. Cinema brasileiro: história e relações com o estado. Niterói: EDUFF, 1994.
NAFICY, Hamid. An accented cinema: exilic and diasporing filmmaking. Princeton: Princeton University, 2001.
NASH, Mary. Inmigrantes en nuestro espejo: inmigración y discurso periodístico en la prensa española. Barcelona: Icaria Antrazyt, 2008.
PORTES, Alejandro. Inmigration theory for a new century: some problems and opportunities. Journal of Political Economy, [S.l.], v. 70, p. 83-93, 2010.
PUCCI, Renato. Cinema brasileiro pós-moderno: o neon-realismo. Porto Alegre: Sulina, 2008.
RAMOS, Fernão (Org.). Enciclopédia do cinema brasileiro. São Paulo: Senac, 2000.
RODRIGUÉS BORGES, Rodrigo Fidel. El discurso del miedo: inmigración y prensa en la frontera sur de la Union Europea. Madrid: Plaza y Valdes, 2010.
RUESCHMANN, Eva. Moving picture, migration identities. University of Mississippi, 2003.
SALES, Teresa; REIS, Rosana (Org.). Cenas do Brasil migrante. Campinas: Boitempo, 1999.
SALLES, Walter. La eterna oscilación del cine brasileño. El País, 11 out. 2013. Disponível em: <http://cultura.elpais.com/cultura/2013/10/10/actualidad/1381412748_756661.html>. Acesso em: 6 mar. 2016.
SASSEN, Saskia. Deciphering the global: its scales, spaces and subjects. New York: Taylor & Francis, 2013.
SASSEN, Saskia. Sociologia da globalização. Porto Alegre: Penso, 2010.
SHOAT, Ella; STAM, Robert. Multiculturalismo, cine y medios de comunicación. Madrid: Paidós, 1994.
STAM, Robert. Film theory. Massachusetts: Blackwell, 2002.
STAM, Robert. Multiculturalismo tropical: uma história comparativa da raça na cultura e no cinema brasileiros. São Paulo: EDUSP, 2008.
TAYLOR, Lucien (Org.). Transcultural cinema. Princeton University, 1998.
TURNER, Victor. Dramas, fields, and metaphoras: symbolic action in human society. Ithaca: Cornell University, 1974.
XAVIER, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento. São Paulo: Brasiliense, 1993.
XAVIER, Ismail. O cinema brasileiro moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Rafael Tassi Teixeira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.