Imitação publicitária e seus impactos no consumidor

Autores

  • Gino Giacomini-Filho Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Palavras-chave:

Publicidade imitativa. Consumidor. Consumerismo. Propaganda imitativa. Imitação.

Resumo

O objetivo deste artigo é discorrer sobre a publicidade imitativa no contexto consumerista. A publicidade imitativa se expressa pela semelhança entre conteúdos apresentados por um anúncio original e o imitador. Trata-se de um estudo exploratório, que fez uso de pesquisa bibliográfica para a construção de conceitos e modelos teóricos ligados à publicidade imitativa e consumidor, além de entrevistas sobre o tema com quatro especialistas. Os resultados mostram que a publicidade imitativa pode gerar impactos consumeristas ao confundir o consumidor, prejudicar suas decisões de consumo quanto à imagem que faz dos anunciantes, suas marcas e produtos, de forma que as normas sobre o tema no Brasil poderiam ser aperfeiçoadas.

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Biografia do Autor

Gino Giacomini-Filho, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutor e livre-docente pela ECA/USP; Professor da ECA/Universidade de São Paulo e do PPGCom/Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

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Publicado

2014-07-14

Como Citar

Giacomini-Filho, G. “Imitação publicitária E Seus Impactos No Consumidor”. Intexto, nº 30, julho de 2014, p. 238-54, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/47823.

Edição

Seção

Artigos