A paixão da escrita: memória, biógrafos e biografados

Autores

  • Cremilda Medina ECA/USP

Palavras-chave:

Biografia. Autobiografia. Correspondência.

Resumo

O artigo faz uma visita ao Livro das horas, Graciliano: retrato fragmentado e a Aí vai meu coração. O objetivo é aproximar o leitor das subjetividades de Nélida Piñon, Graciliano Ramos e Tarsila do Amaral, e mapear as possibilidades do registro do afeto na memória escrita. Para isso são utilizados textos biográficos, autobiográficos e textos de troca de correspondências, além de relatos pessoais. Seguindo o projeto de exorcizar padrões esquemáticos da apresentação do pensamento, este artigo quer também resistir à limitação dos critérios de certo e errado na execução criativa da língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cremilda Medina, ECA/USP

Professora titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Referências

MARTINS, Ana Luísa. Aí vai meu coração: as cartas de Tarsila do Amaral e Anna Maria Martins para Luís Martins. São Paulo: Planeta, 2003.

MEDINA, Cremilda. Escritor brasileiro hoje, a posse da terra. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, 1985.

PIÑON, Nélida. Livro das horas. Rio de Janeiro: São Paulo: Record, 2012.

RAMOS, Ricardo. Graciliano: retrato fragmentado. 2. ed. São Paulo: Globo, 2011.

Downloads

Publicado

2014-07-14

Como Citar

Medina, C. “A paixão Da Escrita: Memória, biógrafos E Biografados”. Intexto, nº 30, julho de 2014, p. 37-55, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/45857.

Edição

Seção

Artigos