Imagens & letras na construção do conhecimento: considerações sobre leitura, audiovisual e tecnologias da informação e comunicação

Marco Antônio de Almeida

Resumo


O texto faz considerações acerca da construção do conhecimento e da assimilação de informações a partir de produtos culturais, em especial livros e filmes. Estabelece similaridades e diferenças entre a atividade do leitor e a do espectador cinematográfico, considerando a distinção entre textos que tendem à narrativa e textos que tendem ao compêndio. Analisa a maneira como o livro e a leitura são representados em dois filmes __ La Lectrice (Uma Leitora Bem Particular), 1988, de Michel Deville, e The Próspero’s Books (A Última Tempestade), 1991, de Peter Greenaway __ , considerando-os paradigmáticos de duas possibilidades de leitura/recepção de textos escritos e audiovisuais. Finalmente, reflete sobre padrões de continuidade e ruptura dessas atividades a partir do contexto da internet e da cibercultura.

Palavras-chave


Leitura. Audiovisual. Cibercultura.

Texto completo:

PDF




 

Intexto | E-ISSN 1807-8583 | Facebook | Google Scholar 

Classificação Qualis: B1 - Comunicação, Informação, História, Letras/Linguística  | B2 - Psicologia | B3 - Ciência Política e Relações Internacionais, Arquitetura, Urbanismo e Design, Ciências Ambientais, Interdisciplinar | B4 - Sociologia. 

Programa de Pós-graduação em Comunicação | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705 sala 519 - Porto Alegre, RS, Brasil | E-mail: Intexto @ufrgs.br

 

 Membro Associação Brasileira de Editores Científicos 

 Signatária DORA (San Francisco Declaration on Research Assessment)