Imagens & letras na construção do conhecimento: considerações sobre leitura, audiovisual e tecnologias da informação e comunicação

Autores

  • Marco Antônio de Almeida USP

Palavras-chave:

Leitura. Audiovisual. Cibercultura.

Resumo

O texto faz considerações acerca da construção do conhecimento e da assimilação de informações a partir de produtos culturais, em especial livros e filmes. Estabelece similaridades e diferenças entre a atividade do leitor e a do espectador cinematográfico, considerando a distinção entre textos que tendem à narrativa e textos que tendem ao compêndio. Analisa a maneira como o livro e a leitura são representados em dois filmes __ La Lectrice (Uma Leitora Bem Particular), 1988, de Michel Deville, e The Próspero’s Books (A Última Tempestade), 1991, de Peter Greenaway __ , considerando-os paradigmáticos de duas possibilidades de leitura/recepção de textos escritos e audiovisuais. Finalmente, reflete sobre padrões de continuidade e ruptura dessas atividades a partir do contexto da internet e da cibercultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antônio de Almeida, USP

Sociólogo, Doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP; Docente do Curso de Ciências da Informação e Documentação USP/ Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

Downloads

Publicado

2008-05-24

Como Citar

de Almeida, M. A. “Imagens & Letras Na construção Do Conhecimento: Considerações Sobre Leitura, Audiovisual E Tecnologias Da informação E comunicação”. Intexto, nº 16, maio de 2008, p. 1-16, https://www.seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/4236.

Edição

Seção

Artigos