Sensacionalismo, um conceito errante

Autores

  • Márcia Franz Amaral

Palavras-chave:

Sensacionalismo. Imprensa popular. Matrizes culturais.

Resumo

O artigo mostra os limites e equívocos que acompanham a noção do sensacionalismo e busca os conceitos de Modos de Endereçamento e Matrizes Culturais para caracterizar as diversas estratégias usadas pelos produtos jornalísticos populares. No lugar da caracterização ampla de sensacionalismo, em que tudo cabe e pouco se explica, o artigo propõe “desfiar” o conceito, puxar novos fios analíticos e tecer uma malha que possibilite visualizar e analisar cada uma das especificidades a serem identificadas nos produtos jornalísticos populares.

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Biografia do Autor

Márcia Franz Amaral

Jornalista, professora do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Santa Maria, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Como Citar

Amaral, M. F. “Sensacionalismo, Um Conceito Errante”. Intexto, nº 13, dezembro de 2008, p. 103-16, https://www.seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/4212.

Edição

Seção

Artigos