Espaços conurbados de fronteiras nacionais: "leituras' de jornais locais

Autores

  • Karla Maria Muller UFRGS

Palavras-chave:

Cultura e identidade fronteiriça. Mídia e fronteira. Mídia impressa local.

Resumo

Analisar o fenômeno fronteira exige um exercício complexo, condição necessária para compreender as questões que envolvem as práticas sociais em curso, sobretudo nas áreas urbanas conurbadas e semi-conurbadas. Através da “leitura” da mídia impressa local é possível identificar elementos fundantes de uma cultura forjada nos pontos de contato entre distintas nações que habitam o mesmo ambiente no qual (inegavelmente) há uma identidade construída que se distingue de outras não-fronteiriças. A proposta do paper é trazer alguns índices presentes em jornais locais de fronteiras nacionais do Brasil com seus vizinhos – Uruguai, Argentina, Paraguai e Bolívia –, para dar prosseguimento ao debate sobre quais podem ser consideradas as principais características e manifestações “visíveis” nos compromissos sociais, formadores da cultura e do “espírito” do lugar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Maria Muller, UFRGS

Jornalista, Relações Públicas, Publicitária, Profa. do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação/ UFRGS. Me. em Comunicação/ PUCRS, Dra. em Ciência da Comunicação/ UNISINOS.

Downloads

Como Citar

Muller, K. M. “Espaços Conurbados De Fronteiras Nacionais: "leituras’ De Jornais Locais”. Intexto, nº 13, dezembro de 2008, p. 47-63, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/4209.

Edição

Seção

Artigos