Da máquina dos Lumière ao nascimento de uma arte

os primeiros passos do cinema mapeados em coletânea francesa

Autores

  • Danielle Crepaldi Carvalho Instituto de Estudos da Linguagem (IEL - UNICAMP). Doutoranda em Teoria e História Literária.

Palavras-chave:

Cinema. Cinema Silencioso. Crítica Cinematográfica.

Resumo

Como nenhuma outra arte, o cinema teve, logo em seus primeiros tempos, o ensejo de ser mapeado criticamente. A crítica começou como ele, menina e claudicante. Experimentou-o com os sentidos à flor da pele, forjando, a partir da experiência, um gesto interpretativo em que o esforço analítico mal conseguia esconder o misto de empolgação e assombro que a acometia diante da tela de projeção.

Resenha da coletânea em língua francesa “Le cinéma: Naissance d’un art. Premiers écrits (1895-1920)”, organizada por Daniel Banda e José Moure, compilação de artigos sobre o cinema dos primeiros tempos publicados em países como Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, México, França, Alemanha, Rússia e Dinamarca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Crepaldi Carvalho, Instituto de Estudos da Linguagem (IEL - UNICAMP). Doutoranda em Teoria e História Literária.

Graduada em Letras (2006) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde desenvolveu pesquisa de Mestrado sobre a produção teatral de Coelho Netto de fins do século XIX (2009). Atualmente é Doutoranda pela mesma instituição. Pesquisa as crônicas publicadas em periódicos brasileiros dos anos de 1894 a 1930, procurando entender arelação que cronistas estabelecem com o cinema.

Downloads

Publicado

2013-12-16

Como Citar

Carvalho, D. C. “Da máquina Dos Lumière Ao Nascimento De Uma Arte: Os Primeiros Passos Do Cinema Mapeados Em coletânea Francesa”. Intexto, nº 29, dezembro de 2013, p. 239-44, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/41167.

Edição

Seção

Resenha