Entre aparecer e ser: tecnologia, espetáculo e subjetividade contemporânea

Autores

  • Fernanda Bruno UFRJ
  • Rosa Pedro UFRJ

Palavras-chave:

Espetáculo. Intimidade. Subjetividade. Internet.

Resumo

O presente trabalho propõe-se a explorar a temática do espetáculo no interior das novas tecnologias de comunicação e de informação a partir das modalidades de visibilidade e de exposição da intimidade encenadas pelos dispositivos dos weblogs e das webcams na Internet. Ao subverterem os limites entre o público e o privado e entre natureza e artifício, tais dispositivos possibilitam problematizar a questão da produção de subjetividade na Atualidade, na sua relação com as transformações no estatuto do olhar do outro e no espetáculo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Bruno, UFRJ

Mestrado em Comunicação. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Doutorado em Doutorado Sanduiche. Universite de Paris V (Rene Descartes), U.P. V, França. Doutorado em Comunicação. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Rosa Pedro, UFRJ

Mestrado em Psicologia. Fundação Getúlio Vargas - RJ, FGV-RJ, Brasil. Doutorado em Comunicação. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Downloads

Como Citar

Bruno, F., e R. Pedro. “Entre Aparecer E Ser: Tecnologia, espetáculo E Subjetividade contemporânea”. Intexto, nº 11, dezembro de 2008, p. 128-44, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/4080.

Edição

Seção

Artigos