Exodus, or an imagined political community: the landless workers movement and internal migration in the work of Sebastião Salgado

Autores

  • Mariana A. C. da Cunha Carma International

Palavras-chave:

Fotografia. Migração. MST. Espaço periférico. Movimentação.

Resumo

Esse ensaio se propõe a analisar parte da produção fotográfica de Sebastião Salgado sobre o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra, buscando compreender as relações entre o meio fotográfico e os níveis de movimentação revelados nas imagens. Trata-se de investigar como tais imagens retratam uma “nação”, fragmentada e heterogênea, a partir da representação de uma comunidade migrante. Recusando migrar para grandes cidades brasileiras, o MST assume um caráter periférico. Tal aspecto de resistência deste grupo é foco das fotografias de Salgado. No entanto, como verificamos com a análise, há uma tensão definitiva entre “ser representado” e “representar-se a si mesmo”: o MST, por sua própria natureza política, reinforça a importância da fotografia na arte de “fazer história”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana A. C. da Cunha, Carma International

Mariana Cunha é analista de imprensa da Carma International – Global Media Analysts, em Londres. Formada em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco, acaba de finalizar seu Mestrado em Cultural and Critical Studies em Birkbeck College, na University of London.

Downloads

Como Citar

da Cunha, M. A. C. “Exodus, or an Imagined Political Community: The Landless Workers Movement and Internal Migration in the Work of Sebastião Salgado”. Intexto, nº 11, dezembro de 2008, p. 48-62, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/4075.

Edição

Seção

Artigos