Blogs no campo científico

subjetivação e profanação

Autores

  • Natália Martins Flores Universidade Federal de Pernambuco
  • Isaltina Maria de Azevedo Mello Gomes Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Divulgação científica. Blogs. Subjetivação.

Resumo

Neste trabalho tecemos reflexões sobre os blogs de ciência como dispositivos de divulgação científica. Procuramos compreender em que medida os blogs de Ciência escritos por pesquisadores representam modificações nas práticas interacionais entre cientista, instituição científica e não cientistas. As reflexões apontam para os blogs como dispositivos relacionados a processos de subjetivação do cientista e de profanação da Ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Martins Flores, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutoranda em Comunicação no PPGCOM/UFPE.

Isaltina Maria de Azevedo Mello Gomes, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Linguística pela UFPE; Docente do Departamento de Comunicação e PPPGCOM/UFPE.

Referências

AGAMBEN, G. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó, SC: Argos, 2009. ___________. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007.

BLOOD, R. The Weblog Handbook: Practical Advice on Creating and Maintaining Your blog. Cambridge: Perseus Publishing, 2002.

BOURDIEU, P. Para uma Sociologia da Ciência. Lisboa: Edições 70, 2008.

CASTELFRANCHI, Y. Por que comunicar temas de ciência e tecnologia para o público. (Muitas

respostas óbvias... mas uma necessária). In: MASSARANI, L. (coord). Jornalismo e ciência: uma

perspectiva ibero-americana. Rio de Janeiro: Fiocruz-COC-Museu da Vida, 2010, 112p. p.13-21.

CORACINI, M. Um fazer persuasivo: o discurso subjetivo da ciência. Campinas, SP: Pontes, 1991. FOUREZ, G. A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo: Editora da Universidade Paulista, 1995.

GIDDENS, A. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.

___________. As conseqüências da modernidade. São Paulo: Editora UNESP, 1991.

IAMARINO, A. Mais mudanças. 2009. Disponível em:

http://scienceblogs.com.br/rainha/2009/02/mais-mudancas/ . Acesso em: 18 jun. 2012.

JAPIASSÚ, H. O mito da neutralidade científica. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

JURDANT, B. Falar ciência? In: VOGT, C. (org). Cultura Científica: desafios. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: FAPESP, 2006. p.44-55.

___________. Enjeux et paradoxes de la vulgarisiation scientifique. In: Article paru Dan les Actes du

colloque La promotion de la culture scientifique et la technique: ses acteurs et leurs logiques, 12-

décembre 1996, Université Paris 7 - Denis Diderot, p. 201-209.

KJELLBERG, S. I am a blogging researcher: motivations for blogging in scholarly context. First Monday, Bridgman, v.15, n.8, 2 aug. 2010, Disponível em:

http://firstmonday.org/htbin/cgiwrap/bin/ojs/index.php/fm/article/view/2962/2580. Acesso em:

de junho de 2012.

VOGT, C. Ciência, Comunicação e Cultura Científica. In: VOGT, C. (org). Cultura Científica: desafios. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: FAPESP, 2006. p.18-26.

WILLIAMS, R. Marxismo e Literatura. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1977.

Downloads

Publicado

2013-12-16

Como Citar

Flores, N. M., e I. M. de A. M. Gomes. “Blogs No Campo científico: Subjetivação E profanação”. Intexto, nº 29, dezembro de 2013, p. 214-31, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/38453.

Edição

Seção

Artigos