Os laços colaborativos e as relações de comunicação no mundo do trabalho: o caso dos jornalistas freelancers

Autores

  • Rafael Nascimento Grohmann Universidade de São Paulo
  • Thales Vilela Lelo Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Comunicação. Trabalho. Jornalismo.

Resumo

O presente artigo pretende frisar a importância da análise dos laços colaborativos no mundo do trabalho pelo prisma do binômio Comunicação e Trabalho, com base em uma perspectiva ergológica e no conceito de "entidades coletivas relativamente pertinentes". A discussão teórica será tensionada com uma pesquisa empírica realizada com jornalistas freelancers da cidade de São Paulo, apresentando nuances da manifestação desses laços no seio de relações de comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Nascimento Grohmann, Universidade de São Paulo

Doutorando e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor dos cursos de graduação em Comunicação Social do Complexo Educacional FMU-FIAM-FAAM. Integrante do Centro de Pesquisas em Comunicação e Trabalho (CPCT / ECA-USP).

Thales Vilela Lelo, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Integrante do Grupo de Pesquisa “Linguagem, Narrativas e Processos Jornalísticos e Culturais” (CNPq).

Referências

BRAGA, José L.. Comunicação, disciplina indiciária. In: Revista MATRIZes, n.2, São Paulo, 2008, p.73-

BOURDIEU, Pierre. A Distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp, 2007

DURRIVE, Louis. A atividade humana, simultaneamente intelectual e vital: esclarecimentos

complementares de Pierre Pastré e Yves Schwartz. In: Revista Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v.9, 2011, p.47-67.

FÍGARO, Roseli. Atividade de Comunicação e de Trabalho. In: Revista Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v.6, 2008, p.107-145.

_____________. A comunicação como campo de sentidos em disputa. In: XIX Encontro Nacional da Compós, v.1, Rio de Janeiro. 2010, p. 1-15.

_____________. A abordagem ergológica e o mundo do trabalho dos comunicadores. In: Revista Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v.9, 2011, p.285-297.

_____________; GROHMANN, Rafael. Estudos de Recepção e Ergologia: os jornalistas como receptores-

trabalhadores. In: XXI Encontro Nacional da Compós, Juiz de Fora, v.1, p.1-16, 2012.

GROHMANN, Rafael. Os Discursos dos Jornalistas Freelancers Sobre o Trabalho: comunicação, mediações e recepção. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Escola de

Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

GUIMARÃES, Nadya. À Procura de Trabalho: instituições de mercado e redes. São Paulo: Argumentum, 2009

NOUROUDINE, Abdallah. La pluridisciplinaridad en el análisis del trabajo y del desarrollo: una

indisciplina epistemológica. In: Desacatos, Distrito Federal - México, n.9, 2002, p.125-131.

______________________. Como conhecer o trabalho quando o trabalho não é mais trabalho? In: Revista Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v.9, 2011, p.69-83.

RAINHO, José M. Jornalismo Freelance: empreendedorismo na comunicação. São Paulo: Summus,

RIBEIRO, José H. Jornalistas 1937 a 1997: história da imprensa de São Paulo vista pelos que batalham laudas (terminais), câmeras e microfones. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1998.

SCHWARTZ, Yves. Trabalho e valor. In: Revista Tempo Social, São Paulo, v.8, n.2, 1996, p.147-158.

________________. Técnicas e competências. In: SCHWARTZ, Yves; DURRIVE, Louis (Orgs.). Trabalho e ergologia: conversa sobre a atividade humana. Niterói: Editora EdUFF, 2007a, p.85-102.

________________. A linguagem em trabalho. In: SCHWARTZ, Yves; DURRIVE, Louis (Orgs.). Trabalho e ergologia: conversa sobre a atividade humana. Niterói: Editora EdUFF, 2007b, p.133-150.

________________. Conceituando o trabalho, o visível e o invisível. In: Revista Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v.9, 2011, p.19-45.

TRINQUET, Pierre. Trabalho e Educação: o método ergológico. In: Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, 2010, p.93-113.

WILLIAMS, Raymond. Palavras-Chave: Um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo,

WOLTON, Dominique. Informar Não é Comunicar. Porto Alegre: Sulina, 2010.

Downloads

Publicado

2013-12-16

Como Citar

Grohmann, R. N., e T. V. Lelo. “Os laços Colaborativos E As relações De comunicação No Mundo Do Trabalho: O Caso Dos Jornalistas Freelancers”. Intexto, nº 29, dezembro de 2013, p. 101-18, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/37233.

Edição

Seção

Artigos