Comunicologia, sociedade da informação e cultura: múltiplas articulações. Necessidade de uma abordagem culturalista nos estudos da comunicação ou uma abordagem da comunicação nos estudos de antropologia e sociologia?

Autores

  • Francisco Javier Ullán

Palavras-chave:

Comunicologia. Sociedade da informação e cultura. Antropologia e Sociologia.

Resumo

Este artigo parte do que consideramos uma realidade que, apesar de seu caráter inevitável e evidente para o estudioso dos processos sociais, ou justamente por isso, requer uma análise e reflexão profundas. Nos Referimos à profunda sobreposição entre cultura e comunicação. O artigo faz uma exploração panorâmica dos mecanismos de articulação e retroalimentação que as sociedades de massa atuais estabelecem entre cultura e comunicação, tanto em sua dimensão de conceitos teóricos quanto nas práticas do fazer social humano, com um primeiro e principal objetivo: defender a necessidade de constituir a visão cultural da realidade como a espinha dorsal da disciplina emergente da comunicologia (que definiremos aqui, assumindo conscientemente o risco de simplificar demais, como o estudo dos sistemas de comunicação presentes e passados) e de sua subdisciplina auxiliar da mediologia ( entendido como o estudo dos meios tecnológicos de comunicação de massa, sem dúvida o mais importante conjunto de sistemas de comunicação das sociedades industriais e pós-industriais atuais, embora de forma alguma o único) e, portanto, como a espinha dorsal de qualquer programa de estudos nestas disciplinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-04-20

Como Citar

Ullán, F. J. “Comunicologia, Sociedade Da informação E Cultura: Múltiplas articulações. Necessidade De Uma Abordagem Culturalista Nos Estudos Da comunicação Ou Uma Abordagem Da comunicação Nos Estudos De Antropologia E Sociologia?”. Intexto, nº 9, abril de 2008, p. 62-92, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/3630.

Edição

Seção

Artigos