Mídia educativa ou educação midiática: os tortuosos caminhos da cidadania

Autores

  • Manuela Barros
  • Erotilde Honório Universidade de Fortaleza

Palavras-chave:

Mídia educativa. Educação midiática. Cidadania.

Resumo

O presente trabalho é norteado por duas questões: É possível as práticas midiáticas da atualidade serem mediadoras de ações educativas? Poderiam os processos educativos encontrarem espaço de atuação na mídia? Para refletir sobre essas questões, parte-se do pressuposto de que a mídia é uma fonte de ampliação da experiência humana, e ao sê-lo, medeia a compreensão que temos do mundo e de nós mesmos. No entanto, essa fonte alimentadora do caudal socio-cultural dos indivíduos pouco tem contribuído para a inserção do homem na vida social de forma responsável, crítica e cidadã. Esse comprometimento não ocorre, possivelmente, pelo desconhecimento dos indivíduos dos saberes que compõem a cultura midiática e seus mútuos desdobramentos nas culturas eruditas e populares. Para trilhar os caminhos que unem as práticas educativas às midiáticas, faz-se necessário, então, interpenetrar saberes diversos, contemplando o resultado das possíveis combinações dessas tradições historicamente em marcha, em distintos tempos e espaços. Assim, a necessidade de edificação de uma sociedade cidadã exige a construção de uma ponte que ao unir essas duas instâncias de compreensão do mundo – a midiática e a educacional –desenvolva um contexto de referência que dê sentido às diferentes práticas culturais da vida cotidiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erotilde Honório, Universidade de Fortaleza

Doutorado em Sociologia. Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil. Mestrado em Sociologia. Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

Downloads

Publicado

2008-04-20

Como Citar

Barros, M., e E. Honório. “Mídia Educativa Ou educação midiática: Os Tortuosos Caminhos Da Cidadania”. Intexto, nº 8, abril de 2008, p. 28-42, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/3627.

Edição

Seção

Artigos