Jornalismo esportivo e imparcialidade
o caso Fla-Press
Palavras-chave:
Fla-Press. Jornalismo. Mídia.Resumo
Em poucas palavras, podemos definir a Fla-Press como a crença dos torcedores dos grandes clubes do Rio de Janeiro (Botafogo, Fluminense e Vasco da Gama) de que o Flamengo recebe maior e mais positiva cobertura da mídia, caracterizando quase um “complô midiático”. Nesse artigo, partimos desse suposto “mito social” para investigarmos questões como a imparcialidade jornalística, o ceticismo midiático e a percepção do público sobre as notícias.
Downloads
Referências
ARYANTO, Amarina; HORNSEY, Matthew; GALLOIS, Cindy. Group allegiances and perceptions of media bias: taking into account both the perceiver and the source. Group Processes & Intergroup Relations, v. 10, n.2, p. 266-279, London, 2007.
ARPAN, Laura; RANEY, Arthur. An Experimental Investigation of News-Source and the Hostile Media Effect. Journalism and Mass Communication Quarterly, v. 80, n. 2, p. 265-28, 2003.
CHRISTEN, Cindy; KANNAOVAKUN, Prathana; GUNTHER, Albert. Hostile Media Perception: Partisan Assessments of Press and Public during the 1997 United Parcel Service Strike. Political Communication, v. 19, p. 423-436, 2002.
DAVISON, Philips. The third –person effect in communication. Public Opinion Quaterly, v. 47, n.1, p. 1-15, 1983.
DOTY, Olga. The hostile media effect: a state of the art review. 2005. 77f. Dissertação (Mestrado em Artes) -Communication in contemporary society, Johns Hopkins University. Washington, 2005.
GINNER-SOROLLA, Roger; CHAIKEN, Shelly. The causes of hostile media judgments. Journal of Experimental Social Psychology, v. 30, n. 2, p. 165-180, 1994.
HYMAN, Michael; SIERRA, Jeremy. Idolizing Sports Celebrities: A gateway to psychopathology? Young Consumers: Insight and Ideas for Responsible Marketers, n. 11, n. 3, p. 226-238, 2010.
KARLBERG, Michael; HACKETT, Robert.Canceling Each Other Out? Interest Group Perceptions of the News Media.Canadian Journal of Communication, v. 21, n. 4, p. 461-472, 1996.
REINDARY, Scott. Survey measures burnout in newspaper sports editors. Newspaper Research Journal, v. 29, n. 2, 2008.
SAMPAIO, Rafael Cardoso. “Jornal Nacional” e percepção de mídia hostil: um estudo da presunção de internautas no Youtube. Comunicação & Inovação, São Caetano do Sul, v.12, n. 22, p. 62-71, jan-jun. 2011.
SCHMITT, Kathleen; GUNTHER, Albert; LIEBHART, Janice. Why Partisans See Mass Media as Biased. Mass Communication Research, v. 31, n. 6, p. 623-641, dez. 2004.
SHOEMAKER, Pamela; REESE, Stephen. Mediating the Message: Theories of Influences on Mass Media Content. Longman Publishers, New York, 1996.
SUTTER, Matthias; KOCHER, Martin George. Favoritism of Agents: The case of referees home bias. Journal of Economic Psychology, v. 25, p. 461–469, 2004.
TAFJEL, Henry. Social identity and intergroup behaviour. Social Science Information, 13, p. 65-93,1974.
_______, Henry. (Ed.). Differentiation between social groups: Studies in the social psychology of intergroup relations. Academic Press,London, 1978.
VALLONE, Robert; ROSS, Lee; LEPPER, Mark. The Hostile Media Phenomenon: Biased Perception and Perceptions of Media Bias in Coverage of the Beirut Massacre. Journal of Personality and Social Psychology, v.49, n.3, p. 577-85, 1985.
VENÂNCIO, Rafael de Morais. Há Coisas que só acontecem ao Botafogo –O Mito da Imparcialidade dentro do Jornalismo Esportivo. 2005. 116f. Monografia de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) –Faculdade de Comunicação, Universidade Federal de Juiz de Fora (FACOM/UFJF). Juiz de Fora, 2005.
YARIV Tsfati. Media Skepticism and Climate of Opinion Perception. International Journal of Public Opinion Research, v. 15, n. 1, p. 65-82, 2003. Disponível em http://hevra.haifa.ac.il/~comm/he/files/yariv/ijporclimate.pdf.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Fausto Amaro Ribeiro Picoreli Montanha, Carmelo Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.