Ética na comunicação: princípios para uma prática responsável

Autores

  • Carlos Alberto Orellana Gonçalves Universidade Federal de Santa Maria
  • Mônica Pieniz Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Ética. Moral. Comunicação Social.

Resumo

Importante destacar que a obra de Plaisance tenta não ser apenas um repositório de casos, exemplos e dilemas éticos, mas deseja ser um livro que aprofunda as grandes questões filosóficas que devem orientar as questões éticas que a cada dia estão em discussão no campo midiático. O autor explicita um ponto nevrálgico na prática cotidiana da comunicação que ficara implícito na maioria das obras sobre o tema: comportamento ético versus interesse pessoal (seja este econômico, simbólico, organizacional, etc.). Junto disso, discute a subjetividade oculta que regula, no fundo, todas as ações humanas. Põe em cena, no palco, um protagonismo dos bastidores; põe em cena quem direciona o roteiro do trabalho.

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Biografia do Autor

Carlos Alberto Orellana Gonçalves, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Jornalismo e mestrando em Comunicação pela UFSM

Mônica Pieniz, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Relações Públicas e mestre em Comunicação pela UFSM. Doutoranda em Comunicação e Informação na UFRGS.

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Publicado

2011-12-21

Como Citar

Orellana Gonçalves, C. A., e M. Pieniz. “Ética Na comunicação: Princípios Para Uma prática responsável”. Intexto, nº 25, dezembro de 2011, p. 304-12, https://www.seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/23087.

Edição

Seção

Resenha