As redes da responsabilidade social empresarial no Brasil e na Argentina

Autores

  • Luciana de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Responsabilidade Social Empresarial. Disputa hegemônica. Brasil- Argentina.

Resumo

Em pesquisa sobre a RSE no Brasil e na Argentina, vimos uma enorme disparidade no enraizamento do tema em cada país. A hipótese da pesquisa, da qual se origina o presente artigo, é a de que o grande êxito do movimento pela RSE no Brasil e o fraco desenvolvimento na Argentina deve-se à presença de uma disputa hegemônica – observável em dinâmicas comunicacionais – entre certos segmentos das elites empresariais em torno do sentido da RSE, presente no caso brasileiro e ausente no argentino. Neste artigo pretende-se discutir o conceito de disputa hegemônica, evidenciando o conflito como relação social fundamental à configuração das topografias de rede dos movimentos de promoção da RSE nos dois países. Tal entendimento é chave para profissionais e pesquisadores que trabalham na área da comunicação organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social da UFMG; membro do Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade - GRIS.

Downloads

Publicado

2012-07-09

Como Citar

de Oliveira, L. “As Redes Da Responsabilidade Social Empresarial No Brasil E Na Argentina”. Intexto, nº 26, julho de 2012, p. 188-03, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/19834.

Edição

Seção

Artigos