Práticas socioculturais fronteiriças no jornal A Platéia: do local ao global

Autores

  • Karla Maria Müller Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Vera Regina Gerzson DECOM/ FABICO/ UFRGS
  • Vera Lúcia Raddatz UNIJUI
  • Ivan Bomfim Pereira PPGOM/UFRGS
  • Nathalia Nunes Prado FABICO/UFRGS

Palavras-chave:

Mídia e fronteira. Práticas socioculturais fronteiriças. Jornal impresso e online.

Resumo

Jornal impresso, produzido e em circulação há mais de 70 anos em Santana do Livramento (BR), cidade conurbada à Rivera (UY), A Platéia cria sua versão online: divulga à região e ao mundo notícias locais, amplia o contato, apresenta ao leitor e internauta os acontecimentos e as práticas socioculturais do homem fronteiriço. Estudando a mídia fronteiriça há mais de uma década, temos como objetivo neste artigo analisar comparativamente elementos constitutivos das duas versões de A Platéia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Maria Müller, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Dra. em Ciências da Comunicação,Jornalista, Relações Públicas, Publicitária; Profa. pesquisadora do PPGCOM/ UFRGS; Coordenadora da pesquisa Coordenadora da AGERP/ FABICO/ UFRGS; Diretora da Associação Riograndense de Imprensa e do Instituto Alberto André/ARI; Assessora Ad Hoc do CNPq.

Vera Regina Gerzson, DECOM/ FABICO/ UFRGS

Dra. em Educação, Profa. e Pesquisadora da FABICO/ UFRGS; Coord. da Área de Relações Públicas do DECOM/ FABICO/ UFRGS; Jornalista, Relações Públicas

Vera Lúcia Raddatz, UNIJUI

Dra em Comunicação e Informação, Bacharel em Letras, Radialista; Profa. do Curso de Comunicação Social da UNIJUÍ; Integrante do Comitê de Ética e Pesquisa da UNIJUI; Editora da Revista Formas e Linguagens e da Coleção Linguagem da Unijuí.

Ivan Bomfim Pereira, PPGOM/UFRGS

Jornalista, Historiador, Ms em Comunicação e Informação, Doutorando do PPGCOM/ UFRGS.

Nathalia Nunes Prado, FABICO/UFRGS

Graduando em Relações Públicas pela FABICO/ UFRGS; Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/ CNPq/ UFRGS

Downloads

Publicado

2011-07-12

Como Citar

Müller, K. M., V. R. Gerzson, V. L. Raddatz, I. B. Pereira, e N. N. Prado. “Práticas Socioculturais fronteiriças No Jornal A Platéia: Do Local Ao Global”. Intexto, nº 24, julho de 2011, p. 73-88, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/19711.

Edição

Seção

Artigos